impostos 383 mil contribuintes receberão cartas para retificar declaração do IR Essa carta só é enviada aos contribuintes que precisam se autorregularizar. Ou seja, ainda não há penalização.

Por: Hamilton Ferrari - Correio Braziliense

Publicado em: 02/10/2018 13:33 Atualizado em: 02/10/2018 13:41

Foto: Fernado Lopes/CB/D.A Press
Foto: Fernado Lopes/CB/D.A Press
A Receita Federal vai enviar cartas a cerca de 383 mil contribuintes que não fizeram a declaração correta do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2018. O aviso começará nesta semana para que o trabalhador faça as alterações necessárias, sob pena de autuações futuras. 

Essa carta só é enviada aos contribuintes que precisam se autorregularizar. Ou seja, ainda não há penalização. O trabalhador precisa consultar as informações no extrato da Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), que fica no site da Receita Federal. 

No portal, é possível verificar quais são as pendências e as orientações de como proceder em caso de erro. Não é necessário comparecer à Receita Federal para fazer as correções.

Se o contribuinte não fizer a autorregularização, a Receita Federal poderá intimá-lo formalmente. Depois disso, não será mais possível fazer a correção e o valor a ser pago sofrerá multa de, no mínimo, 75% do que se deve.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.