Ampliação Gtex investe em envase de sabão em pó Fábrica instalada em Paulista, única do grupo no Nordeste, recebeu R$ 10 milhões de investimentos nos últimos anos. A planta abastece o Norte e o Nordeste

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/09/2018 10:00 Atualizado em: 14/09/2018 16:45

Amaciante passará a ser produzido na planta local, localizada em Paulista. Foto: Gtex/Divulgação (Foto: Gtex/Divulgação)
Amaciante passará a ser produzido na planta local, localizada em Paulista. Foto: Gtex/Divulgação
A Gtex, empresa de produtos para higiene e limpeza doméstica, vem ampliando o olhar para o Nordeste a partir de Pernambuco. A planta local, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebeu R$ 10 milhões em investimentos nos últimos anos. O mais recente, colocou para rodar neste mês a linha de envase de sabão em pó, um investimento de R$ 100 mil. Além de ser a única planta do Nordeste, a unidade opera como Central de Distribuição para as regiões Norte e Nordeste. Para outubro deste ano, a empresa planeja a produção da linha de amaciante Baby Soft, dentro da estratégia de fazer esse produto ganhar mercado fora do Sul e do Sudeste. A Gtex também é detentora das marcas Amazon, Cristal, Rio, Ruth Care, Ufe e Urca.

De acordo com a diretora de marketing da Gtex Brasil, Talita Santos, a planta em Pernambuco tem toda a atenção da Gtex Brasil. Desde 2008, quando começou a operar, a unidade dobrou de tamanho e triplicou o volume de produtos. “Foram investimentos fortes, principalmente em equipamentos e modernização da fábrica nos últimos anos. A multiplicação da capacidade produtiva fez, inclusive, o número de funcionários sair de 50 para 200 pessoas”, destacou.

“Nossa produção contém amaciante, desinfetante, multilimpador, limpadores perfumados, entre outros produtos. Agora, estamos começando a linha de envase de sabão em pó e planejando outros produtos, o que deve gerar uma necessidade de contratar mais trabalhadores para a fábrica”, complementa.

Nacionalmente, a empresa conta com uma gama de produtos que responde por mais de 93% da cesta de limpeza doméstica e tem um faturamento que supera a casa dos R$ 500 milhões por ano. “Nos últimos anos, apresentamos crescimento em faturamento de 20% ano a ano e a nossa estimativa é crescer mais 20% em faturamento em 2018”, espera.

A projeção otimista para este ano é aposta da renovação de algumas de suas principais linhas, com produtos com mais atributos, embalagens modernas, conceito de marca que “converse” com as exigências da consumidora atual, campanhas de mídia e outras ações previstas para 2018.

“Temos uma fatia de mercado boa, mas estamos buscando formas de ganhá-la. É isso que mantém nossa linha crescente de faturamento e faz parte do nosso plano de ação. Atualmente, somos a segunda marca de desinfetante do Nordeste e do Brasil em volume de vendas com a marca Urca”, ressalta. “A gente leva para o Nordeste a partir do mês que vem a linha Baby Soft, de amaciante, que tem pouca participação no Nordeste, exatamente para ficar perto do nosso ponto de distribuição e partir em busca de market share”, reforça.

Utilizando o coco como matéria-prima

A Gtex Brasil tem mais de 40 anos de vida no mercado e é 100% brasileira. Por isso, a prioridade é a utilização de insumos tipicamente do Brasil, sendo o coco a matéria-prima de destaque em seus produtos. O uso fez com que a empresa fosse eleita especialista na utilização da fruta em seus produtos, segundo a Associação Brasileira de Indústrias Saboneteiras e Afins (Abisa). Não há uso de testes em animais no desenvolvimento de seus produtos.

Tudo começou em 1973, quando o Sr. Domingues e sua esposa Dona Neiva tiveram uma visão inovadora. Compraram a marca Urca de sabão de coco em pedra e perceberam que esta poderia ser a oportunidade perfeita para atuar num mercado em crescimento: o de produtos artesanais para limpeza residencial. Com o tempo, constataram que tinham nas mãos uma matéria-prima com alto potencial para ser utilizada em diversos formatos e produtos. Com o tempo, vieram as aquisições de novas marcas o que tornou o portfólio de produtos ainda mais robusto. Hoje a empresa conta com 93% da cesta básica para limpeza residencial, segundo a Nielsen.

Com quatro unidades: Rosatex em Guarulhos-SP, a Rosanor em Pernambuco, Premiere Cuiabá-MT e UFE no Rio de Janeiro-RJ, a Gtex Brasil é um dos players dentro de um mercado que movimenta quase R$ 15 bilhões por ano e já está consolidada entre as grandes multinacionais no Brasil. Sua malha de distribuição é composta por 150 representantes e 70 distribuidores no Brasil todo.


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