Região Metropolitana Bancos suspendem expediente nesta quarta, das 10h às 12h Categoria reivindica por melhorias nas condições de trabalho, além de reajuste salarial

Publicado em: 22/08/2018 08:06 Atualizado em: 22/08/2018 08:18

Bancários rejeitam proposta da Febraban. Nova rodada de negociação acontece nesta quinta (23). Foto: Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Bancários rejeitam proposta da Febraban. Nova rodada de negociação acontece nesta quinta (23). Foto: Sindicato dos Bancários de Pernambuco

O Sindicato dos Bancários em Pernambuco promove nesta quarta-feira (22) uma paralisação para protestar contra as condições de trabalho da categoria. Entre às 10h e 12h, as agências bancárias suspenderão o expediente. A intenção do sindicato é mobilizar a categoria e mostrar a força dos bancários diante dos empresários. 

Na oitava rodada de negociação, encerrada na noite desta terça-feira (21), os bancos mais uma vez apresentaram propostas rebaixada, muito aquém das reivindicações da categoria. Segundo o sindicato, os bancos exploram a mão de obra dos bancários, oferecendo péssimo atendimento aos clientes, extorquindo a população com altas taxas de juros, consideradas as maiores do mundo. 

O Sindicato informou ainda que em 2017, os banqueiros obtiveram lucros recordes e bilionários. Assim como também neste primeiro semestre de 2018, e se negam atender às reivindicações da categoria. Desde junho, o sindicato está em negociação, mas nada foi resolvido ainda. 

Dessa forma, o Comando Nacional dos Bancários rejeitou nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de aumento real de com 0,5% e sem garantia dos empregos e nem da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Nova rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018 será realizada nesta quinta-feira (23), a partir das 10h.

A nova proposta da Fenaban, apesar de avançar com o aumento real, traz um percentual abaixo do que a categoria espera e menor do que os banqueiros podem pagar, considerando os lucros recordes de R$ 47,4 bilhões no ano passado e R$ 31,6 bilhões só no primeiro semestre de 2018. Além disso, a nova proposição está carregada de retirada de direitos, como a extinção do salário-substituição e da remuneração de comissionamento, além de agravar as discriminações contras as mulheres.

Segue abaixo a lista dos bancos que irão suspender o expediente nesta quarta-feira (22)

Itaú - Peixinhos
Bancos Privados
Itaú – Peixinhos
Itaú – Centro
Bradesco – Centro
Santander – Olinda
Bradesco – Bairro Novo
Itaú – Bairro Novo
Bradesco – Casa Caiada
Itaú – Casa Caiada

Bancos Públicos
BB – Centro
Caixa – AV. Marcos Freire
BNB – Olinda
Caixa – Olinda
BB – Marins dos Caetés

Fonte: Sindicato dos Bancários de Pernambuco


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.