DP Empresas Claro e NET são premiadas com internet mais veloz do país Claro conquista prêmio de internet móvel mais rápida do Brasil, enquanto a Net foi reconhecida como a banda larga fixa mais veloz do país, segundo pesquisa

Publicado em: 18/08/2018 14:00 Atualizado em: 17/08/2018 16:32

Segundo Paulo Cesar Teixeira, as novidades aceleram a captura de mercado. Foto: Claro/Divulgação
Segundo Paulo Cesar Teixeira, as novidades aceleram a captura de mercado. Foto: Claro/Divulgação

A Claro Brasil, detentora das marcas Claro e NET, conquistou duas premiações. Uma pesquisa da Speedtestt by Ookla, uma empresa líder global em aplicações de testes de banda larga fixa e móvel, dados e análises, deu à Claro o prêmio de internet móvel mais rápida do Brasil. Já a NET foi apontada como a banda larga fixa mais veloz do país. A avaliação considerou critérios como velocidade de download, upload e latência das principais operadoras do mercado. Segundo a análise, a Claro conta com um índice superior a 47% acima da média de mercado em relação ao download e 23% referente ao upload. Já a Net apresentou 51% superior às demais operadoras no que diz respeito à velocidade de banda larga fixa.

O desempenho da Claro nas medições da rede móvel, no primeiro e segundo trimestres deste ano, resultou em uma média de velocidade de download de 26,71 Mbps, índice 47% superior à média do mercado, de 18,18 Mbps. Já em relação aos uploads, o resultado de 9,20 Mbps é 23% maior que a média de todas as demais operadoras, que tiveram 7,51 Mbps. Nesta categoria, a Ookla considerou a média alcançada em testes feitos por smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. No quesito banda larga fixa, no segundo trimestre, a média de velocidade de download da NET foi de 33,60 Mbps, a maior entre as principais operadoras do país, sendo 51% superior à média do mercado, que foi de 22,25 Mbps. A pesquisa avaliou as maiores velocidades atingidas em conexões com e sem fio de cada operadora.

Para José Félix, presidente da Claro Brasil, receber este reconhecimento da Ookla, empresa que é referência em medição de velocidade, reflete o investimento que a Claro e a NET têm realizado. "Estamos investindo em fibra óptica e em 4.5G para levar sempre as melhores conexões e experiências aos nossos clientes", afirma.

A rede móvel da Claro liderou em velocidade em 26 das 27 unidades federativas no primeiro semestre deste ano, inclusive em Pernambuco. No estado, ela atingiu 52,3% a mais da velocidade da segunda colocada e 111,6% da terceira. "Com a implantação inédita do 4.5G no Brasil, nossa rede está passando por uma transformação para melhorar ainda mais a performance, a cobertura e a qualidade de sinal. Também inovamos ao incluir ligações ilimitadas e aplicativos de música, vídeo e revistas digitais nos planos, aproveitando as velocidades cada vez maiores de conexão e a evolução dos smartphones. A Claro está acelerando sua captura de mercado em função de todas estas novidades", avalia Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Na categoria fixa, a NET tem a internet mais rápida em 20 dos 25 estados onde atua. A operadora, inclusive, segue liderando o crescimento do mercado de banda larga fixa no Brasil, com 9 milhões de clientes, e também no segmento de %u201Cultravelocidade%u201D (conexões com velocidade acima de 34 Mbps), alcançando a marca de 2,9 milhões de clientes. "A banda larga fixa tornou-se um serviço essencial nas residências. Este resultado traduz os contínuos investimentos da NET em rede, qualidade de serviços e experiência do cliente. Com a melhor conectividade e o melhor conteúdo, a NET segue como a principal opção de entretenimento, comunicação e informação do mercado", comenta Daniel Barros, CEO da NET.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.