DP Empresas Clube de assinatura para salões de beleza Beclub, que tem mensalidade a partir de R$ 199, pretende diminuir gastos de quem vai aos estabelecimentos com frequência e tem alta despesa com os serviços

Por: Sávio Gabriel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2018 13:00 Atualizado em: 26/07/2018 19:46

Samuel Ferreira espera aumentar em 500% a base de clientes do Beclub. Foto: Leo Malafaia/Esp. DP
Samuel Ferreira espera aumentar em 500% a base de clientes do Beclub. Foto: Leo Malafaia/Esp. DP

De olho em quem costuma ir ao salão de beleza com frequência e tem uma alta despesa com esse tipo de serviço, o publicitário e empreendedor pernambucano Samuel Ferreira lançou há cerca de dois meses o Beclub, um clube de assinatura que já possui 30 clientes e quatro salões associados. Os planos são de fechar 2018 com um aumento de 500% na base de clientes, passando para cerca de 180 pessoas atendidas, e de um incremento da ordem de 650% no total de salões credenciados, o que significa, em números absolutos, 30 estabelecimentos.

A boa expectativa, segundo Samuel, se deve à boa aceitação do público e ao potencial ainda inexplorado desse tipo de serviço. "Vimos que o setor de beleza ainda possui lacunas a serem exploradas. É um segmento que, mesmo com a crise, não teve tanta queda quanto os demais", explica. Na prática, o Beclub funciona de forma semelhante a outros clubes de serviços, como vinhos e livros: o cliente paga uma mensalidade, que pode ser de R$ 199 ou R$ 299, dependendo do plano escolhido, e tem direito a um pacote de sete serviços (corte, escova, lavagem, hidratação, manicure, pedicure e esmaltação). O uso dos serviços é livre e faz todo o processo por meio do endereço www.beclub.com.br. O agendamento nos salões cadastrados acontece via aplicativo para celular.

Alguns assinantes do Beclub chegam a economizar até 77% ao mês, segundo levantamento feito por Samuel. "Se levarmos em consideração a média de uso semanal dos serviços inclusos, tem assinante nosso que pagaria R$ 890. Conosco, gasta a partir de R$ 199". No entanto, a média de economia varia de 56% a 70%, já que para fazer os mesmos serviços fora do clube de assinatura uma pessoa gastaria cerca de R$ 680, de acordo com o publicitário. Para os salões credenciados, a vantagem é o incremento de receitas e a fidelização de clientes. "O salão já começa o mês com a receita dos serviços e fideliza o consumidor. Além disso, há uma probabilidade maior de os estabelecimentos venderem outros serviços fora do pacote do clube", diz Samuel.

Os quatro salões cadastrados ficam nos bairros do Rosarinho e Boa Viagem, no Recife, e em Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes. O foco de ampliação será na Zona Norte da capital pernambucana, bem como em Olinda. Também há planos para novas unidades em Jaboatão. "Queremos colocar poucos salões por bairros. Não é nosso objetivo fazer com que os credenciados concorram entre si", explica Samuel. O Beclub também oferece uma experiência day use (uso gratuito durante um dia) para quem quiser conhecer melhor o serviço.

Um dos estabelecimentos que faz parte do Beclub é o salão Zumbaia, em Boa Viagem. No mercado há 22 anos, essa é a primeira vez que o salão se credencia em um clube de assinaturas. "Começamos com um assinante e hoje já temos cinco", diz Leonardo André, proprietário do estabelecimento. Segundo ele, a aceitação tem sido boa e o objetivo é de aumentar o número de clientes atendidos. "Queremos captar novos clientes e a expectativa é de fechar o ano com 100 consumidores". Com cerca de 23 funcionários, o salão deve, inclusive, aumentar o quadro de funcionários caso o cenário positivo se concretize. A maioria dos clientes atendidos no salão via Beclub possui entre 30 e 40 anos e frequenta o local ao menos uma vez por semana.


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