Universidade Nova diretoria da ADUFEPE é contra privatizações e vai lutar para garantir royalties do petróleo na educação A nova gestão se posiciona contra a privatização da Petrobras por entender ser esta empresa fundamental à soberania nacional e lutará para conseguir que os royalties do pré-sal sejam destinados à educação e saúde

Publicado em: 29/06/2018 11:52 Atualizado em: 29/06/2018 11:56

A nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE-PE) biênio 2018/2020, eleita nos dias 19 e 20 de junho, toma posse nesta segunda-feira (2), durante solenidade que será realizada na sede da entidade, no auditório Professor Paulo Rosas, a partir das 19h. O novo presidente é o professor José Edeson de Melo Siqueira (Departamento de Expressão Gráfica/CAC).

O presidente eleito destaca que diante da crise política em que vive o país, a diretoria compromete-se a garantir o respeito à pluralidade de opinião e ser firme na defesa dos interesses da categoria docente da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

“Estamos muito felizes e gratos aos docentes que votaram massivamente na chapa 1: ADUFEPE 40 anos de Luta. Venceu a democracia e a unidade. Essa votação expressiva só aumenta nossa responsabilidade com os compromissos assumidos em defesa da nossa categoria”, comemora o presidente. A chapa obteve 60,36% dos votos válidos.

Pré-sal - A nova gestão se posiciona contra a privatização da Petrobras por entender ser esta empresa fundamental à soberania nacional e lutará para conseguir que os royalties do pré-sal sejam destinados à educação e saúde. Também é contra a privatização da Chesf, a empresa mais lucrativa do sistema da Eletrobrás, e fundamental para a economia do Nordeste. 

Compõem ainda a direção os seguintes professores:

1º Vice-Presidente: Fernando José do Nascimento

2º Vice-Presidente: Mário Ferreira de Lima Filho

1º Secretário: Juliana Ferreira Cavalcanti de Albuquerque

2º Secretário: Zélia Granja Porto

1º Tesoureiro: José Audisio Costa

2º Tesoureiro: Eronivaldo Fernando Dantas Pimentel

Suplente de Presidente: Petra de Oliveira Duarte

Suplente de Secretário: Lucinda Maria da Rocha Macedo

Suplente de Tesoureiro: José Cristovam Martins Vieira

Eleição histórica – Pela primeira vez na história da ADUFEPE, o pleito foi decidido em dois turnos, realizados de 6 e 7 de junho e de 19 e 20 de junho. A votação do segundo turno foi encerrada às 20h do último dia 20 de junho. O resultado foi anunciado logo em seguida pela Comissão Eleitoral aos representantes das chapas na sede da entidade. O resultado foi comemorado pela chapa 1 com muita satisfação devido à polarização entre as duas chapas.

Alguns dos compromissos assumidos pela nova diretoria:

Campanha salarial 2018/2020, tendo como meta a melhoria salarial anual acima da inflação e da carreira docente nas IFES;

Promover melhor entendimento do papel do sindicato, como forma de ampliar o interesse da categoria docente em ser sindicalizada;

Criar espaços de convivência para fortalecer a participação dos docentes dos campi da UFPE na ADUFEPE;

Dar celeridade aos processos de interesse dos docentes;

Lutar contra a aprovação no Congresso Nacional de Leis que prejudiquem os interesses da categoria docente e da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.