energia Decreto delega à Aneel poder de decisão sobre projetos de empreendimentos O ato está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira

Por: Agência Brasil

Publicado em: 21/06/2018 11:31 Atualizado em:

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente da República, Michel Temer, editou decreto que delega à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a competência para a aprovação de estudos de inventário e viabilidade da implantação de empreendimentos hidrelétricos. O ato está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21). 

Antes, a norma determinava que a Aneel fosse informada sobre a realização de estudos de viabilidade, anteprojetos ou projetos de aproveitamentos de potenciais hidráulicos para geração de energia, para registro público, sem gerar preferência a empresas interessadas na concessão do bem ou serviço público.

Com o novo decreto, a Aneel também terá a prerrogativa de definir o critério do "aproveitamento ótimo" usado em licitações para concessão de energia hidrelétrica.

O texto ainda prevê que a realização de estudos de viabilidade, anteprojetos ou projetos de aproveitamentos de potenciais hidráulicos deverá ser informada à Aneel para fins de registro, não gerando direito de preferência para a obtenção de concessão para serviço público ou uso de bem público.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.