DP Empresas Dia dos Namorados movimenta o comércio local A intenção de comemorar o dia 12 de junho cresceu 6,1% em relação ao ano passado na Região Metropolitana do Recife

Por: Luciana Morosini

Publicado em: 10/06/2018 09:01 Atualizado em: 08/06/2018 13:10

As lojas do comércio do Centro do Recife estarão abertas neste domingo, das 9h às 17h. Foto: Nando Chiappetta/DP
As lojas do comércio do Centro do Recife estarão abertas neste domingo, das 9h às 17h. Foto: Nando Chiappetta/DP

O Dia dos Namorados é considerada uma data importante para o comércio, já que costuma estimular as vendas no período. E, neste ano, com a economia mostrando indícios de melhorias, com a inflação mais estável e a recuperação do poder de compra das famílias, as expectativas são positivas. A intenção de comemorar o dia 12 de junho cresceu 6,1% em relação ao ano passado na Região Metropolitana do Recife, segundo pesquisa da Fecomércio-PE. O percentual de pessoas que pretendem celebrar a data chegou a 53,6%, contra 47,5% em 2017.

"Esta é uma das datas mais importantes para o comércio em relação ao volume de vendas e, neste ano, houve um aumento na intenção de compras, o que é muito bom, principalmente porque a gente ainda não saiu da crise e as pessoas ainda mantêm um comportamento mais conservador. A intenção maior na população está entre os homens mais jovens e com maior poder aquisitivo", ressalta Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE. Segundo a sondagem da instituição, a população masculina foi a que demonstrou maior interesse em comemorar, chegando a 56,4%, enquanto entre as mulheres foi de 51,2%. O percentual também é maior entre os jovens, com 63,6% das pessoas na faixa entre 18 e 29 anos. A intenção também é maior na classe de renda mensal familiar mais elevada, com 71,4%.

A pesquisa ainda revela que são várias as maneiras de comemorar o Dia dos Namorados. "Tem gente que não gosta de dar presente, mas vai a um bar ou restaurante, cinema, teatro, vai comemorar com outra atividade. E ir a um bar ou restaurante é algo caro porque na data aumenta a demanda e fica mais caro", diz o economista. Entre os que vão comemorar, 87,9% tem a intenção de presentear, mesmo patamar de 2017. As opções show ou boate e hotel ou motel registraram 7% e 4%, respectivamente. Já 38,2% mostraram interesse em ir a um restaurante, bar ou lanchonete. Ir ao cinema ou teatro registrou 8,3%.

O comércio tradicional desponta como principal local para a compra dos presentes, com 51,5% das indicações. Inclusive, para incentivar e oferecer maior comodidade, as lojas do comércio do Centro do Recife estarão abertas neste domingo, das 9h às 17h. Já os shoppings centers aparecem com 41,5% das intenções de compras.

Apesar das boas intenções com o parceiro, é preciso ter cuidado com as finanças. "É importante comemorar de acordo com o seu bolso. Se não tem condições, não faça para não aumentar a restrição orçamentária e se complicar mais na frente. Inclusive, uma dívida pode acarretar em separação. Não é bom trocar uma comemoração por algo ruim no futuro", conclui Rafael Ramos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.