Mercado Convite formalizado a empresas

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/05/2018 09:33 Atualizado em:

Depois de aprovação no Conselho de Administração da Petrobras em 27 de abril, a estatal emitiu um Teaser com os dados gerais das operações dos dois cluster (Nordeste e Sul) colocados no mercado para investidores. O documento foi enviado a empresas e consórcios com potencial de ser tornar parceiro da estatal no segmento, mas os nomes dessa lista VIP de investidores potenciais não foram divulgados. A Petrobras também não informou quanto pretende arrecadar com a venda dos ativos. A venda considera, além de quatro refinarias, seis terminais aquaviários, seis terminais terrestres e 46 dutos. A próxima etapa do processo de venda ocorre em 21 de maio, quando os investidores que avançarem no processo receberão Confidential Information Memorandum (CIM), com informações mais detalhadas das operações para que ofereçam propostas mais firmes para a compra dos ativos.

Em nota, a companhia explicou que “convidou diversas empresas do segmento de óleo e gás com receita anual acima de US$ 5 bilhões e que não têm como atividade principal a comercialização de commodities de terceiros. Também foram convidados investidores financeiros com ativos sob gestão acima de US$ 1 bilhão. Esses requisitos visam garantir que os futuros sócios da Petrobras sejam grupos de porte significativo e tenham uma visão de longo prazo ao entrar no negócio.”

Ainda na comunicação, a estatal destacou que “o processo competitivo segue as regras da sistemática de desinvestimentos da Petrobras, atendendo aos princípios de transparência, isonomia e competitividade. Assim, as informações sobre a oportunidade de investimento foram apresentadas no teaser divulgado pela Petrobras ao mercado. Empresas que não foram convidadas, mas que se interessarem pelos ativos podem participar do processo seletivo desde que atendam aos critérios citados anteriormente.”


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.