• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
AQUECIMENTO Mesmo com crise, setor de franquias cresce no Brasil Em 2016, o trimestre teve um faturamento de R.836 bilhões, e no ano retrasado chegou a R.850 bilhões, um crescimento de 7,8%

Por: AE

Publicado em: 10/01/2018 13:31 Atualizado em: 10/01/2018 13:41

O terceiro trimestre de 2017 registrou um aquecimento para as franquias brasileiras em comparação aos outros trimestres do ano e ao mesmo período do ano retrasado. Em 2016, o trimestre teve um faturamento de R.836 bilhões, e no ano retrasado chegou a R.850 bilhões, um crescimento de 7,8%. Se a comparação for apenas com o segundo trimestre de 2017, o aumento foi de 11,4%, como apontou a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento da franchising neste período foi fortemente influenciado pela variação positiva do produto interno bruto (PIB), a elevação dos índices de confiança do consumidor e das empresas, a taxa de juros em queda e a redução no desemprego. Para o presidente da ABF, outro ponto decisivo para o aumento do faturamento foi a ampliação das redes, que aconteceu por causa dos franqueados que já operavam com as marcas e decidiram abrir uma segunda ou até uma terceira loja.

Na comparação entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo período em 2017, o destaque foi para o segmento de Entretenimento e Lazer, que cresceu 13,1% no faturamento, seguido pelas redes que trabalham com Comunicação, Informática e Eletrônicos com 12,7%. O número de empregos gerados pelas franquias também aumentou na comparação entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo período em 2017. O aumento foi de 0,4%, o que equivale a 1.205.714 novos postos de trabalho. Já a taxa de abertura de novas unidades foi de 3,5% e a de fechamento foi de 1,3%, fechando assim um índice positivo de 2,2%

O crescimento do setor de franquias impulsiona outros segmentos, como a automação, por exemplo. Quando uma nova franquia é aberta, o empreendedor ou a empresa franqueadora precisa realizar a compra, instalação e configuração de novos equipamentos e softwares, e é nesse momento que a automação entra.

A Automatech é uma empresa especializada em automação, com equipamentos, como impressoras de etiquetas , e soluções comerciais para atender as mais diversas necessidades, sempre buscando melhorar os processos de seus clientes e ajudando-os a focar naquilo que realmente importa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.