• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Programação Confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora da Conceição Por conta da festividade, alguns serviços na capital pernambucana terão seus horários modificados enquanto outros continuarão normais ou não irão funcionar

Publicado em: 07/12/2017 10:16 Atualizado em: 07/12/2017 10:28

Crédito: DP
Crédito: DP


Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Por conta da festividade, alguns serviços na capital pernambucana terão seus horários modificados enquanto outros continuarão normais ou não irão funcionar. 
 
Devido a 113ª Festa do Morro, projetos sociais foram levados para o bairro devoto à Nossa Senhora da Conceição, como é o caso do Mais Vida nos Morros. Resultado da iniciativa provada e parceria entre morados, cerca de 600 casas estão sendo pintadas de azul e branco, em referência as cores da santa. Além disso, em toda a subida e descida do Morro e entorno da praça foram implantadas iluminação em LED. 
 
Para garantir o apoio necessário a população, durante os dias de festa e no feriado (8), estarão montados serviços de atendimento, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e apoio. Os casos de emergências terão auxílio do SAMU para encaminhar a outras unidades de emergência. Terá ordenamento do trânsito e comercio, assim como reforço na limpeza do bairro. As linhas de ônibus também serão ampliadas.
 
Confira o que abre e fecha no feriado: 
 
EDIFÍCIO-SEDE 
 
Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. O atendimento ao público retorna na próxima segunda-feira (11) na Reciprev e Saúde Recife, das 8h às 17h, e no edifício-sede da Prefeitura, das 07h30 às 13h.
 
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE
 
O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechados. No sábado (09), o expediente nos postos do Cordeiro e do Pina funcionam em horário habitual. Informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município podem ser obtidas no link http://portalfinancas.recife.pe.gov.br. 

CULTURA 
 
O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, funciona normalmente, abrindo na sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.  Estando para exposição 1817 - Revolução Republicana, em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana. Na tarde do sábado (9), também haverá exibição de fotos e vídeos produzidos pelos concluintes do curso de graduação e da especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, da Universidade Católica de Pernambuco. A exibição é aberta ao público terá início às 17h. 
 
Os foliões que já estão com pressa de matar as saudades do ritmo, das 9h às 17h terão oportunidade de ir ao Paço do Frevo para ouvir as histórias das agremiações e dos personagens do ritmo considerado patrimônio da humanidade. 

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) não irá funcionar na sexta, mas retoma a programação normal no sábado e domingo, das 13h às 17h, com a exposição de Litogravuras dedicadas a Olinda.

Para aqueles que gostam do lazer ao céu aberto, na Zona Norte, o Sítio Trindade abre normalmente de sexta a domingo, das 5h às 19h, com parque infantil, pista de cooper e espaço de sobra para toda família. No sábado, a partir das 5h, tem a tradicional feira orgânica.

Para encerrar o feriado, há a visitação guiada ao Teatro Santa Isabel, que acontecerá às 14h e 15h, com capacidade de 25 pessoas e duração 50 minutos cada. Informações pelo telefone: (81) 3355-3323.
 
MEIO AMBIENTE 

O Jardim Botânico do Recife, na Zona oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionarão nesta sexta (8).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com base na temática ambiental nos dois espaços públicos.

O Jardim Botânico do Recife fica no Curado e abre das 9h às 15h30. O acesso é gratuito. No feriado, a programação de arte-educação do JBR começa às 9h30, com contação de história. Às 10h30, haverá oficina de origami intitulada Resíduo nos Eixos. À tarde, o público contará, a partir das 14h, com a atividade Histórias Cantaroladas. Em seguida, às 15h, haverá exibição de curtas ambientais.
 
O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na sexta (8), a programação tem início com uma oficina de vermicompostagem. Às 10h, os visitantes poderão fazer a trilha ambiental Patrulha da Natureza e às 11h, uma oficina de teatro. Durante a tarde, haverá uma trilha ambiental às 14h e o Jogo da Memória Ambiental às 15h. A última atividade prevista é a exibição de curtas ambientais, às 16h.
 
TURISMO E LAZER 

Em todas as rotas no feriado desta sexta-feira (8), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente das 7h às 16h. As Academias Recife darão uma pausa na atividade no feriado, retornando normalmente no sábado (9). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no feriado, além do tradicional domingo. 

COMÉRCIO
 
Em virtude da Campanha de abertura do comércio aos domingos e feriados, que visa proporcionar mais tempo para os consumidores fazerem suas compras e aumento das vendas, as lojas do Centro funcionarão normalmente, das 9h às 17h. 
O Centro do Recife terá a segurança reforçada. A Polícia Militar e Civil de Pernambuco, e do Corpo de Bombeiros Militar, na Operação Cerne, que juntamente a Operação Papai Noel, intensificará a proteção aos consumidores e comerciantes da região. 

SHOPPINGS
 
Os shoppings centers Recife, Tacaruna, Boa Vista, North Way e Guararapes funcionarão normalmente das 9h às 22h. Lojas, praças de alimentação e lazer estarão abertos ao público neste horário. Os cinemas seguem conforme programação própria. O RioMar Shopping também abrirá no mesmo horário, com as atividades normais. No entanto, os bancos, o Expresso Cidadão e Correios estarão fechados. 
 
O Plaza Shopping contará com programação normal das 10h às 22h, incluindo lojas, lazer, serviços de alimentação e cinema de acordo com programação. 
 
O Shopping Costa Dourada, localizado no município de Cabo de Santo Agostinho, iniciará suas atividades às 10h, fechando o centro comercial às 22h. 

No centro do Recife, o Paço Alfandega funcionará normalmente das 11h às 20h.

 
ESPORTES 
 
No sábado e domingo após o feriado, o Recife Bom de Bola realiza as finais na Arena de Pernambuco e no campo auxiliar do Sport Clube do Recife das categorias Feminino, Sub 15 e Sub 11. A programação completa deste campeonato de várzea organizado pela Prefeitura do Recife está disponível no site recifebomdebola.com.br. 

Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Recife Programa Segundo Tempo ficarão suspensos no feriado. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (11).
 
COMPAZ 

As duas unidades do Compaz estarão fechadas nesta sexta (8). Os centros abrem normalmente sábado (9) e domingo (10), das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares retomam às atividades apenas na segunda (11).
 
EMPREENDEDORISMO 

As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na sexta-feira (8).
 
EMPREGO 

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade funcionam até o meio dia desta quinta-feira (7), reabrindo normalmente na segunda-feira (11).
 
PROCON 

O Procon Recife estará fechado na sexta-feira (8), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.
 
MULHER 

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800- 2810107. 
 
MERCADOS E FEIRAS 

Com horário modificado, os mercados públicos funcionarão das 6h às 13h no feriado. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham na sexta. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado. 
 
EDUCAÇÃO

Em virtude do feriado, as 309 unidades de ensino da rede municipal do Recife estarão fechadas na sexta-feira. Já na segunda (11), as aulas serão retomadas normalmente até o final do ano letivo de 2017, que será encerrado no dia 22 de dezembro. 
 
SAÚDE 

Nesta sexta-feira (8), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF) - exceto a USF José Bonifácio, que fica no Morro da Conceição - , incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (11). A USF José Bonifácio funcionará durante todo o feriado, encerrando atendimento à meia-noite do dia 8. A Upinha 24h Dr. Moacyr  André Gomes, durante o horário de plantão, das 19h às 7h da manhã, também dará apoio aos atendimentos de pequenas urgências. 
 
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.
 
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.
 
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
 
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente, com uma ambulância básica de prontidão durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição.
 
Serviços de saúde na Festa de Nossa Senhora da Conceição - A PCR disponibiliza, durante toda a festa, serviço de pronto atendimento na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que foi adaptado com equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais de apoio e terá horário estendido  a partir da quinta-feira, 07, para atender visitantes que necessitarem de pequenas emergências. A Upinha 24h Dr. Moacyr  André Gomes, durante o horário de plantão, das 19h às 7h da manhã, também dará apoio aos atendimentos de pequenas urgências. O SAMU 192 terá uma ambulância básica de prontidão, no local, para remover pacientes que precisarem.

Também terá o auxílio de profissionais nas áreas de Vigilância Sanitária (Visa) da capital e o Programa de Saúde Ambiental (PSA), para a realização de ações de prevenção e orientação sobre a manipulação de alimentos ofertados por comerciantes durante a festa. 
 
HOSPITAL VETERINÁRIO 

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado. Os atendimentos e marcações de consultas retornam na segunda-feira (11).
 
TRÂNSITO 

O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) será suspenso nesta sexta-feira (8), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (11), das 8h às 13h. Já os serviços de operação e de fiscalização de tráfego, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. A população pode acionar a CTTU através do 0800.081.1078.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL 

Não funcionarão, neste feriado, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente. 
 
DIREITOS HUMANOS 

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta (8), das 8h às 13h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.