• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
encontro Simpósio discute Direito e Tecnologia nesta sexta O evento, que acontece no Shopping RioMar, vai debater os desafios enfrentados pela advocacia na modernidade

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/08/2017 13:03 Atualizado em: 10/08/2017 13:12

Na data em que se comemora o Dia do Advogado, um encontro vai debater sobre direito e inovação nesta sexta (11) na Livraria Cultura do Shopping RioMar, Zona Sul do Recife. O simpósio, que vai reunir palestrantes de diversas áreas, irá falar sobre os desafios enfrentados pela advocacia na mordernidade, entre eles o uso da inteligência artificial na área jurídica. O evento será promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, e pelas comissões de Tecnologia e Informação (CDTI), Novos Advogados (CEANA) e Relacionamento Acadêmico (CRA), todas da OAB-PE.

 

Quem estará presente é o arquiteto de soluções da IBM, Márcio Saeger, que irá apresentar o Watson, solução cognitiva da IBM, e como essa tecnologia pode ser utilizada para a automação de muitos processos operacionais jurídicos, e que inclusive, é utilizado pela Operação Lava Jato, pela Polícia Federal e o Ministério Público. Além dele, mais seis palestrantes vão estar abordando diferentes áreas da tecnologia, com o objetivo de mostrar os desafios enfrentados pela advocacia da modernidade.

 

Segundo o o diretor geral da ESA-PE, Carlos Neves Filho, é preciso debater as mudanças tecnológicas que são importantes na vida dos profissionais da advocacia, principalmente, por existir um mercado de trabalho que passa a contar com novos elementos ligados a essa questão. De acordo com o advogado, empreendedor em tecnologia e um dos organizadores do evento, Rafael Pontes de Miranda, é imposível desconsiderar os efeitos de uma revolução digital no mundo jurídico, já que essas tecnologias passaram a concorrer com os profissionais no mundo atual.

 

Outros temas serão abordados como o Processo judicial eletrônico: caminhos e desafios do futuro, a Inteligência emocional na advocacia: a inovação começa dentro de você, e sobre a evolução do VadeMecum ao Big Data. O evento contará também com o lançamento da OAB Mais (Funcionará como uma rede social de informações, categorizada pelos assuntos de interesse dos advogados pernambucanos, que terá site e um app para celular). As inscrições para o Simpósio Direito e Inovação da ESA-PE custa R$ 50 e pode ser feitas www.esape.com.br.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.