• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Renegociação Portaria da Fazenda regulamenta renegociação da dívida dos Estados com a União Pela legislação, os entes federativos poderão alongar em até 20 anos o prazo de pagamento dos débitos com a União

Por: AE

Publicado em: 10/08/2017 09:04 Atualizado em:

A renegociação prevê ainda a redução extraordinária da prestação mensal da dívida. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A renegociação prevê ainda a redução extraordinária da prestação mensal da dívida. Foto: Marcos Santos/USP Imagens


O Ministério da Fazenda publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 10, portaria que regulamenta os procedimentos para a renegociação da dívida dos Estados e Distrito Federal com a União, conforme prevê a Lei Complementar 156, de 28 de dezembro de 2016. 

Pela legislação, os entes federativos poderão alongar em até 20 anos o prazo de pagamento dos débitos com a União, mediante celebração de termo aditivo. Além disso, a renegociação prevê ainda a redução extraordinária da prestação mensal da dívida.

A portaria da Fazenda define os passos para a formalização da renegociação e a documentação necessária. Também trata da verificação dos requisitos exigidos e do processo de análise e aprovação do termo aditivo. "Para as renegociações que contem com a garantia da União ou de ente da Federação, deverá ser comprovada a suficiência das contragarantias oferecidas", cita a portaria.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.