• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
MV EXPERIENCE A tecnologia a serviço da medicina Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital, está lançando, em evento em Pernambuco, uma plataforma que facilita o dia a dia dos médicos e pacientes.

Por: Gabriela Araújo

Publicado em: 09/08/2017 20:04 Atualizado em: 11/08/2017 08:56

Vinicius Sousa, presidente da Soluti, diz que a segurança é uma das principais vantagens do Certillion Cloud Saúde
Vinicius Sousa, presidente da Soluti, diz que a segurança é uma das principais vantagens do Certillion Cloud Saúde

A medicina não vem ficando atrás de outras áreas em relação ao uso da tecnologia. Essa interação vem facilitando os processos de diagnósticos, tratamento de doenças e agilizando a divulgação de exames e resultados. Enxergando nisso um nicho de mercado, a Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital, com sede em Goiânia (GO), está lançando uma plataforma que facilita o dia a dia dos médicos e pacientes: o Certillion Cloud Saúde. O Hospital Memorial Guararapes, localizado no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, vai ser o segundo do Brasil a receber a plataforma. O primeiro foi o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, no último mês de julho.

O Certillion Cloud Saúde teve como pontapé inicial uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que mostrou que as instituições de saúde demandavam uma ferramenta mais prática e segura para os profissionais. A tecnologia lançada pela Soluti elimina o uso do prontuário físico, já que tudo fica salvo de forma eletrônica, assim como a assinatura do médico, que só precisa ser feita digitalmente. 

As informações ficam guardadas na nuvem (forma de armazenamento online que pode ser acessada de qualquer aparelho) e evita que os profissionais que atuam em mais de uma instituição precisem se deslocar apenas para assinar documentos.

“Os problemas na área da saúde são similares aos dos outros setores. São relacionados ao mundo físico, do papel. O alto custo e a perda das informações são os principais”, pontua Vinicius Sousa, presidente da Soluti. Por isso, a segurança é uma das principais vantagens da tecnologia, que conta com certificado digital A3 com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco) e cobrança anual. A renovação do serviço é feita por um agente de registro, que confere as informações do profissional, faz a biometria e envia para uma central, que faz uma série de validações para que o certificado seja liberado.

Após a emissão do certificado, é feita uma sincronização dele com um dispostivo pessoal do profissional (celular, computador, tablet), para que haja uma garantia de que realmente quem está acessando é o proprietário da identidade, o que ocorre por meio de um aplicativo. “É algo similar ao que ocorre nos bancos. A sua conta está em uma nuvem. Para acessá-la, o banco faz uma série de solicitações para garantir que é a pessoa”, explicou Sousa. O celular está sendo o dispositivo mais utilizado pelos profissionais, por ser algo que normalmente está com eles o tempo todo.

A contratação do Certillion Cloud Saúde custa R$ 95 por pessoa, podendo ser feita individualmente por um médico que tenha consultório particular, por exemplo, ou pelo hospital, que paga pelos profissionais. Uma vantagem é que o mesmo certificado pode ser utilizado para duas instituições, no caso de o profissional  trabalhar em mais de um local. Apesar disso,  o valor precisa ser pago por cada um. A ideia é que o profissional só precise realizar a autenticação uma vez durante o dia, e não em todas as consultas, como acontecia antes. Até o fim deste ano, a expectativa da Soluti é que cerca de 45 hospitais contratem o serviço, sendo cerca de seis em Recife, nove em Pernambuco e 20 no Nordeste.

A escolha do Hospital Memorial Guararapes como segundo local do Brasil a receber a tecnologia veio por causa de uma parceria com a MV, empresa do Sul de gestão de saúde, que tem sede no bairro da Imbiribeira. A Soluti vai apresentar a plataforma em Recife amanhã e sexta-feira, no MV Experience Fórum 2017, que vai abordar temas relacionados à gestão de resultados, novidades em tecnologia da informação e tendências em gestão de saúde.

O evento acontece no Centro de Eventos da sede da MV, no bairro da Imbiribeira, e contará com a participação da presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia, e do cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour. Em sua palestra, a executiva abordará o tema A Quarta Revolução Industrial e a Transformação Digital e assuntos relacionados à fusão de tecnologias sem barreiras e à visão da Microsoft sobre Inteligência Artificial.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.