• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Integração BCE faz apelo por mais fusões entre bancos no continente A moeda única é vista como uma forma de encorajar a emergência de grandes emprestadores pan-europeus

Por: AE

Publicado em: 19/05/2017 08:44 Atualizado em:

A falta de integração concentra os riscos e prejudica a capacidade da instituição fazer política monetária. Foto: Jhcaputi/Flickr/Reprodução
A falta de integração concentra os riscos e prejudica a capacidade da instituição fazer política monetária. Foto: Jhcaputi/Flickr/Reprodução


O Banco Central Europeu (BCE) fez um apelo para que os bancos da zona do euro se engajem mais em fusões e aquisições de instituições de outros países dentro do continente, tornando assim o sistema financeiro local mais integrado.

A falta de integração concentra os riscos e prejudica a capacidade da instituição fazer política monetária, afirmou o BCE em um relatório publicado hoje.

A moeda única é vista como uma forma de encorajar a emergência de grandes emprestadores pan-europeus. No entanto, muitas instituições recuaram para dentro das fronteiras nacionais após a crise financeira de 2008.

"O compartilhamento de risco entre países ainda é pequeno", alertou o BCE. Isso significa que choques econômicos em países individuais passam diretamente para o consumo e crescimento, ao invés de serem compartilhados pela região.

Mario Draghi, presidente da instituição, tem repetidamente alertado que o bloco tem bancos demais e que emprestadores são ineficientes. O setor bancário europeu é grande relativamente ao dos EUA, uma vez que muitas empresas locais se financiam diretamente com essas instituições ao invés dos mercados financeiros.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.