• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
TIRADENTES Confira o que abre e fecha neste feriado na Região Metropolitana do Recife Dia de Tiradentes será celebrado nesta sexta-feira

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/04/2017 15:57 Atualizado em: 20/04/2017 16:12

Comércio terá horário modificado em decorrência do feriado. Foto: Blenda Souto Maior/Diario de Pernambuco
Comércio terá horário modificado em decorrência do feriado. Foto: Blenda Souto Maior/Diario de Pernambuco


Celebra-se nesta sexta-feira (21) o Dia de Tiradentes. Em decorrência da data, alguns estabelecimentos comerciais e serviços públicos terão suas atividades alteradas. Confira o que funciona neste feriado:

COMÉRCIO

Shoppings:
Exceto pelo Shopping Tacaruna e o Shopping Recife (Santo Amaro e Boa Viagem, respectivamente), todos os shoppings da Região Metropolitana do Recife funcionarão normalmente. Estes dois terão uma mudança do horário, ambos abrindo às 12h e fechando às 21h. Os cinemas do Tacaruna abrem das 12h30 às 22h.

Mercados:
O funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na sexta-feira (21), das 6h às 13h. No mesmo dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates  (Camelódromo) e o Mercado das Flores não abrirão.

Todos funcionam normalmente no sábado e no domingo. As feiras livres dos bairros também não terão horários alterados durante o feriado. 

LAZER

Na sexta-feira (21) e no domingo (23) serão disponibilizados 36,5 quilômetros da a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, das 7h às 16h, contemplando cerca de 30 bairros, com três rotas convergentes ao Marco Zero. 

Haverá recesso nas Academias Recifes na sexta-feira (21), com retomada das atividades no sábado.

O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas abre de sexta a domingo das 9h às 17h, trazendo a exposição "1817 - A Revolução Republicana", em homenagem ao bicentenário da Revolução Pernambucana, com entrada gratuita.

O Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), na Boa Vista, tratá as exposições 'Sugar and Speed' e 'Onde Estão Minhas Obras?'

O museu Paço do Frevo não terá alterações em seu funcionamento, recebendo o público das 9h às 17h na sexta-feira (21) e das 14h às 18h no sábado e no domingo.

O teatro Luiz Mendonça terá a montagem Ah se tu soubesses na sexta-feira (21), às 20h. No sábado (22), também às 20h, o teatro traz o espetáculo de dança '15 para as 11', e a peça infantil 'Era uma vez na Terra' no domingo (23), às 17h. 

O Sítio Trindade funcionará todos os dias das 5h às 19h.

SERVIÇOS

Funcionam normalmente na sexta-feira (21) as Upinhas 24h, maternidades, policlínicas, hospitais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As Policlínicas Lessa de Andrade (Madalena) e Professor Barros Lima funcionarão para vacinação antirrábica. A primeira receberá pessoas que já estão em acompanhamento, e a segunda funciona 24h.

Estarão fechadas as unidades de atendimento e expressas do Detran, além de sua sede na Iputinga e o Ciretrans. 

Fecham também o atendimento ao público na sede da Prefeitura, no bairro do Recife, as unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, na Facipe, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), o Procon Recife (que inclui o posto avançado no Compaz Governador Eduardo Campos), todos os serviços de assistência social, exceto as casas de acolhida do Instituto de Assistência Social e Cidadania. As escolas e creches-escolas municipais e as Unidades de Saúde da Família (USF), as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais também estarão fechadas e só voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

A Unidade de Táxi – Duat e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Citetrans) e as agências do departamento nos shoppings e nos Expressos Cidadão também fecharão na sexta-feira (21) e no sábado (22).

O Tribunal de Justiça de Pernambuco atuará em regime de plantão a partir da sexta-feira (21) para atender demandas urgentes de caráter cível e criminal como habeas corpus e mandados de segurança, retomando as atividades normalmente na segunda-feira (24).

O plantão judiciário da Capital acontecerá no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, neste feriado. Os plantões de 1º grau ocorrem em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior, com horário de atendimento ao público das 13h às 17h.

Estarão suspensos todos os serviços nas repartições públicas e entidades de administração direta e indireta do Recife, exceto por serviços considerados essenciais, a serem definidos pela chefia de cada órgão, com retomada das atividades na segunda-feira (24).

Fecham também a Central de Atendimento ao Contribuinte e as outras unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping RioMar. Através do site da prefeitura, o contribuinte pode consultar informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município no site da prefeitura. 

Serviços realizados na sede da CTTU, na Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro, serão suspensos até a segunda-feira (24), quando voltam a funcionar normalmente das 8h às 13h. O monitoramento, a fiscalização de trânsito e o teleatendimento 24 horas da CTTU seguem funcionando normalmente.

Também fecham na sexta-feira os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector. O disk-orientação do Clarice Lispector, Liga, Mulher, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h, através no 0800.281.01.07.

Durante o feriado, todas as lojas de atendimento da Compesa no Estado estarão fechadas, incluindo o atendimento pelas redes sociais entre os dias 21 e 23 de abril. O atendimento ao cliente será realizado pelo call center, que funciona 24h por dia, através dos números 0800 081 0185 (reclamações) e 0800 081 0195 (demandas comerciais).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife, no bairro do Curado, permanece o mesmo durante o feriado para a realização de partos regulados, através de encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). Funciona também o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR.

As maternidades municipais Professor Barros Lima, em Casa Amarela, Professor Bandeira Filho, em Afogados, e a Professor Arnaldo Marques, no Ibura, disponibilizarão atendimento multidisciplionar 24h para mulheres vítimas de violência. Funcionam também os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife também funciona através de plantão para atendimentos a chamados de animais soltos na rua que causem riscos à saúde pública, das 8h às 17h, através dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará disponível 24h para a identificação de portadores de doenças que possam ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, podendo ser acionado através dos telefones 99488-6375 e 0800.201.2120.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.