• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Saúde Polo médico busca intercâmbio com a França

Por: Pedro Maximino - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/04/2015 19:03 Atualizado em:

Buscar melhores oportunidades para o setor de saúde local e nacional. É com esse objetivo que uma comitiva formada por integrantes do projeto Recipolis irá até a França de sexta (10) a domingo (14) para promover o intercâmbio e a inovação entre o polo médico do Recife e o sistema francês de saúde. Na França, o grupo vai participar de uma agenda de reuniões que começa no Pôle des Technologies Médicales em Saint-Étienne, cidade que reúne mais de 45 empresas de saúde. Vai haver ainda um encontro na embaixada do Brasil em Paris com autoridades locais.

A comitiva é a representação oficial do Brasil para criar laços com empresários franceses que queiram investir nos ramos privado e público de saúde, além de promover a troca de tecnologias médicas entre o que é desenvolvido por aqui e lá e conta com representantes do Grupo Nordeste Saúde, Ministério da Saúde, Núcleo de Telessaúde da UFPE e Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe). “Pernambuco possui o segundo maior polo médico do país, por isso é ótimo que possamos fazer essa ponte entre empresários estrangeiros”, conta Eurico Noblat, do Grupo Nordeste Saúde.

Apesar do foco em saúde, os membros da comitiva acreditam que a vinda de capital estrangeiro também será positiva para outras áreas no estado. “Vamos mostrar para os investidores os resultados que Pernambuco vem alcançando em Suape, por exemplo”, afirma Noblat. “Queremos que a saúde sirva de porta de entrada para que novos investidores descubram o potencial do estado.”

Os participantes vão a esses encontros já com a feira Hospitalmed deste ano em mente. Segundo Iberê Monteiro, gerente executivo do Sindhospe, desde a última edição da feira que investidores franceses demonstraram interesse de conhecer o polo médico da região. “Na próxima Hospitalmed haverá o primeiro contato desses investidores com o nosso polo médico”, explica Monteiro. “Eles vão conhecer o que está sendo feito por aqui através da comitiva para já virem preparados quando a feira começar.” Já está sendo articulada a criação de uma área na Hospitalmed apenas com empresas vindas da França, assim como rodadas de negócios entre investidores estrangeiros e empresários locais. Este ano o evento acontece entre os dias 2 e 4 de setembro.

Recipolis - Criado durante a feira Hospitalmed de 2014, o Recipolis é um convênio liderado pelo Ministério da Saúde com a participação da UFPE, Sindhospe e da própria Hospitalmed com o objetivo de promover a cooperação e a inovação entre os polos de competividade franceses e o polo médico do Recife através de investimentos e trocas de tecnologia.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.