• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Temporada de cruzeiros marítimos Em operação inédita, Porto do Recife recebe três transatlânticos simultaneamente

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 19/01/2015 08:15 Atualizado em: 19/01/2015 12:23

Costa Deliziosa atracou no Porto do Recife trazendo 1.973 passageiros e 886 tripulantes. Foto: Augusto Freitas/DP/DA Press
Costa Deliziosa atracou no Porto do Recife trazendo 1.973 passageiros e 886 tripulantes. Foto: Augusto Freitas/DP/DA Press
O Porto do Recife recebeu, nesta segunda-feira (19), três navios transatlânticos de forma simultânea que aportaram na capital pernambucana em uma operação inédita na temporada de cruzeiros marítimos, nos 96 anos de terminal. No início da manhã, com intervalos de cerca de meia hora entre o primeiro e o terceiro, os navios Costa Deliziosa, Aurora e Artania atracaram nos cais 2, 3 e 5 trazendo cerca de 5 mil turistas e 2 mil tripulantes de várias nacionalidades.

As três embarcações, marcadas pelo luxo e tamanho, cruzaram o Atlântico vindas de dois portos distintos: o Costa Deliziosa e o Aurora zarparam do Porto de Mindelo, nas ilhas Cabo Verde, em Portugal, e o Artania partiu do Porto de Las Palmas, na Espanha. Parte dos passageiros, cerca de 3,5 mil, desembarcou nos cais e seguiu diretamente de ônibus para outros destinos turísticos do estado. Muitos deles foram para as praias do Litoral Sul, como Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados. O restante dos turistas seguiu para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), onde devem passar o dia visitando o entorno do Recife Antigo e Olinda. O Costa Deliziosa, o Aurora e o Artania têm saída prevista, respectivamente, para as 19h, 17h30 e 20h.

A operação do recebimento situmultâneo dos três transatlânticos ocorreu através de uma parceria entre o Porto do Recife, a Prefeitura do Recife (PCR) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), já que que o TMP permanece sem arrendatário desde o começo das obras de revitalização, embora o processo de licitação para a escolha do novo administrador já foi iniciado através de uma audiência pública na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no último mês de dezembro.

Mesmo com o atraso do processo licitatório, um plano emergencial, semelhante ao que foi realizado em junho do ano passado, durante a Copa do Mundo (quando o terminal recebeu milhares de turistas mexicanos para um dos confrontos entre seleções na Arena Pernambuco), foi criado para receber os três navios-cruzeiros. Até a conclusão do processo, o Porto continuará a operar o TMP em parceria com a Prefeitura do Recife e a Empetur.

Para receber os turistas, a força-tarefa colocou uma equipe de cerca de 30 pessoas trabalhando diretamente no receptivo, entre funcionários bilíngues (aproximadamente 12) e atendentes, desde o desembarque das navios até a recepção no TMP. Todos os passageiros receberam um material com a roteirização do bairro do Recife. Os turistas, a maioria de alemães, ingleses e espanhóis, foram recepcionados com uma orquestra de frevo e passistas que mostraram toda a tradição da dança que é marca registrada da cultura pernambucana. Ao todo, segundo a direção do porto, cerca de 80 ônibus e vans foram ao terminal marítimo receber os visitantes.

"O Complexo Turístico Eduardo Campos, que hoje compreende o Centro de Artesanato, o Cais do Sertão, o projeto Armazéns do Porto, o Museu Passo do Frevo e o próprio Terminal Marítimo é um atrativo a mais para mostrar as potencialidades turísticas de Pernambuco. Receber três cruzeiros de uma só vez é uma operação diferenciada, por conta do número de turistas e embarcações, mas como não há o trânsito de malas, já que os turistas vão passar apenas o dia, as dificuldades são amenizadas. Estamos preparados para receber novas operações deste porte", explicou Olavo de Andrade Lima, presidente do Porto do Recife que assumiu o cargo há pouco mais de uma semana.

A temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos começou no início do último mês de novembro e se estende até o mês de maio, quando o navio Impress, o mesmo que abriu a nova temporada, aportará novamente no Porto do Recife. Com as três embarcações de hoje, sobe para 15 o número total de cruzeiros marítimos que passaram pelo Recife nesta temporada. “Em 2014, recebemos cerca de 40 mil turistas através dos cruzeiros e nesta temporada a previsão é de aumento de 10% a 15% em relação ao ano passado”, destacou o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

Saiba mais sobre os navios

Costa Deliziosa
Bandeira: Itália
Tamanho: 293m x 35m
Quantidade de passageiros: 1.973
Número de tripulantes: 886

Aurora
Bandeira: Bermudas
Tamanho: 272m x 36m
Quantidade de passageiros: 1.757
Número de tripulantes: 840

Artania
Bandeira: Bermudas
Tamanho: 230m x 32m
Quantidade de passageiros: 813
Número de tripulantes: 530

Fonte: Porto do Recife

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.