• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Reforma da pista » Aeroporto dos Guararapes suspende voos na madrugada a partir do dia 22 Infraero retoma as obras de recuperação da pista. Serviço deve ser concluído até 6 de dezembro

Juliana Cavalcanti

Publicação: 04/09/2014 15:22 Atualização: 04/09/2014 15:34

Pavimento utilizado é de secagem rápida e por isso, ao amanhecer, a pista já pode ser utilizada normalmente. Foto: Carlos Pantaleão/Infraero/Divulgação (Pavimento utilizado é de secagem rápida e por isso, ao amanhecer, a pista já pode ser utilizada normalmente. Foto: Carlos Pantaleão/Infraero/Divulgação)
Pavimento utilizado é de secagem rápida e por isso, ao amanhecer, a pista já pode ser utilizada normalmente. Foto: Carlos Pantaleão/Infraero/Divulgação
Os pousos e decolagens durante a madrugada no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre sofrerão alteração de horários a partir de 22 de setembro, devido à retomada das obras de recuperação na pista do aeroporto. Interrompida pouco antes do início da Copa do Mundo – por conta da alta temporada e do período de chuvas – a recuperação da pista de pouso e decolagem voltará a ser feita até 6 de dezembro.

Neste período, o aeroporto não receberá aeronaves entre a meia-noite e as 7h, até o dia 18 de outubro. A partir do dia 19 de outubro – quando começa o horário de verão – a interdição será entre 23h e 6h. Segundo a administração do aeroporto, a obra cumpre um cronograma pré-agendado e autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em acordo com as companhias aéreas.

Ao todo 31 voos serão alterados diariamente por conta da recuperação da pista, que tem 3 mil metros de comprimento. Os voos da noite/madrugada devem sofrer alterações e as empresas devem informar os passageiros sobre as mudanças. Mas, para não ser pego de surpresa, o melhor é conferir os horários previamente.

Segundo o gerente de operações do Aeroporto dos Guararapes, Carlos Antônio Silva, a obra é uma manutenção de rotina e já está na fase final. "Na fase inicial, entre março e maio, foi feita a parte mais demorada, com a execução de uma camada inteira de pavimentação. Nesta nova etapa será feito o acabamento e as áreas de pavimento fora da área de pouso", explicou.

A Infraero esclarece que o material utilizado é de secagem rápida e assim como na primeira etapa, a pista pode ser liberada ao amanhecer – sem prejudicar a operação do aeroporto durante o dia.

Histórico
A reforma na pista do aeroporto foi iniciada no final de 2012, com melhorias nas cabeceiras. Em setembro do ano passado, começaram as melhorias no trecho do meio (com 3.007 metros) – que vem sendo feito em etapas, desde então, respeitando a chamada alta temporada de turismo.

O custo total desta fase é de R$ 8 milhões e até agora foram pagos R$ 2,6 milhões pelo serviço, feito por uma empresa contratada através de licitação. A expectativa é que tudo esteja concluído até o dia 6 de dezembro.

Atuam no Recife, com voos regulares, as empresas American Airlines, Avianca, Azul, Condor, Copa Airlines, Gol, TAM e TAP.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.