• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Qualificação » Senac inicia capacitação itinerante na área de gastronomia

Thatiana Pimentel

Publicação: 31/08/2014 09:11 Atualização: 01/09/2014 10:17

Jocélio Silva, de Triunfo, já participou da capacitação e aprovou a iniciativa- (RODRIGO MOREIRA/DIVULGAÇÃO)
Jocélio Silva, de Triunfo, já participou da capacitação e aprovou a iniciativa- (RODRIGO MOREIRA/DIVULGAÇÃO)
Se você é empreendedor do ramo de gastronomia, prepare-se para receber, até o final de novembro, a capacitação itinerante do projeto Na Estrada – Sabores de Pernambuco, parceria entre o Senac e o Sebrae. Fruto de um investimento de R$ 700 mil, o programa tem duas fases. A primeira, já finalizada, mapeou ingredientes relevantes para a cultura gastronômica de três regiões do estado: Sertão, Litoral Sul e Agreste. Em agosto, o chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, entrou em cena para liderar uma equipe de consultores e professores que estão capacitando, nas carretas-escola do Senac A ideia é que, nos próximos meses, cerca de 600 pessoas sejam qualificadas em gestão, vinhos, café, design de pratos e cozinha sustentável.

“Queremos valorizar a identidade culinária regional e promover a cadeia produtiva e a qualificação dos profissionais de bares e restaurantes. Como no Recife, a oferta por treinamentos deste tipo é rica, pensamos no formato itinerante para ajudar as demais regiões do estado que não têm tantas oportunidades”, afirma Maria Goretti Gomes, diretora de operações do Senac-PE. Segundo ela, além da consultoria especializada, o Na Estrada também movimenta a economia local, porque promove festivais, oficinas e feiras gastronômicas. “No festival, estimulamos os restaurantes a trabalharem com um prato especial com os ingredientes identificados como característicos daquela região através da nossa pesquisa. Em cada cidade, também fazemos aulas maiores, que são gratuitas e abertas ao público e, ao final da visita, organizamos uma feira/rodada de negócios onde os produtores locais podem expor seus produtos e fechar parcerias com os donos de restaurantes.”

As capacitações têm carga horária de 30h a 40h e acontecem dentro das carretas do Senac. Toda a viagem é acompanhada por um professor de gastronomia do Senac e um agente de negócios do Sebrae. Jocélio Silva, gerente da pizzaria Papo de Boteco em Triunfo, Sertão de Pernambuco, já participou da capacitação e aprovou a iniciativa.

“Qualificações sempre são bem-vindas. Aprendi a harmonizar vinhos e tive algumas aulas de gestão. Foi maravilhoso. Me sinto mais preparado”, ressalta. Segundo ele, para o festival, o restaurante criou uma pizza de picanha e um calzone toque de brejo, que leva creme de ricota de cabra, queijo coalho, carne de bode desfiada, carne seca e molho de abóbora.

Para Valter Jarocki, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a ação fortalece o mercado de mão de obra local. “Existe um déficit não só aqui, mas em todo o país. Em Pernambuco, a falta de mão de obra ficou pior nos últimos anos, uma vez que o desenvolvimento de Suape puxou para lá muitos trabalhadores de outras regiões.”

Ele completa afirmando que qualificar é um trabalho continuo, não acaba nunca. “Recife tem sete faculdades de gastronomia, Caruaru tem duas e têm cidades que nem escola tem. É importante descentralizar os esforços.”

Saiba mais

Sertão

Programação
Até 4/09 – Festival Gastronômico, com venda dos pratos temáticos nos principais restaurantes de Serra Talhada, Salgueiro e Triunfo. Litoral Sul

Até 28/09 – Festival Gastronômico comvenda dos pratos temáticos nos principais restaurantes de Enseada dos Corais, Suape,Maracaípe, Tamandaré, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas e Gaibu. Agreste

15/10 – Coquetel de abertura do Festival;

16/10 – JantarMagno;

17 e 18/10 – Feira da Gastronomia Regional – Feira popular com a presença dos produtores e agricultores comoficinas de gastronomia para o público

15/10 a 13/11 – Festival Gastronômico comvenda dos pratos temáticos nos principais restaurantes de Caruaru,Gravatá e Bezerros.

Principais ingredientes identificados pelo projeto

Sertão e Agreste
carne seca, carne de sol, picanha, charque, carne de bode, carne de cabrito,macaxeira, jerimum, cuscuz, queijo coalho, umbu, rapadura, acerola emanga.

Litoral Sul
camarão, peixe, caranguejo, polvo, ostra, sururu,manguito,
berinjela, jaca, banana, tamarindu, pimenta e rúcula.

Na Estrada
Fonte: Senac – PE

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.