• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Novo governo » Presidente da França nomeia banqueiro de confiança como ministro da Economia

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 26/08/2014 16:29 Atualização: 26/08/2014 18:11

Emmanuel Macron, novo ministro da Economia da França, é visto em 26 de março de 2014, em Paris. Foto: © AFP/Arquivos/ALAIN JOCARD (Emmanuel Macron, novo ministro da Economia da França, é visto em 26 de março de 2014, em Paris. Foto: © AFP/Arquivos/ALAIN JOCARD)
Emmanuel Macron, novo ministro da Economia da França, é visto em 26 de março de 2014, em Paris. Foto: © AFP/Arquivos/ALAIN JOCARD
Emmanuel Macron, um ex-banqueiro de 36 anos e homem de confiança do presidente francês François Hollande, foi nomeado nesta terça-feira ministro de Economia da França, cargo anteriormente ocupado por Arnaud Montebourg, cujas críticas à política econômica provocaram a pior crise da atual presidência.

O novo governo, ainda conduzido pelo primeiro-ministro Manuel Valls, tem 16 ministros, oito homens e oito mulheres. O ministro das Relações Exteriores e número dois do governo, Laurent Fabius, foi mantido no cargo.

Macron, que foi banqueiro do Rotschild, é partidário de uma linha mais liberal e não é membro do Partido Socialista. Um dos mais jovens ministros da história da França, Macron se formou na prestigiada Escola Nacional de Administração (ENA).

Até meados de junho, era secretário-geral adjunto da presidência e assessorava Hollande em temas econômicos e financeiros, em particular os internacionais e relativos ao G20.

Pessoas próximas a Hollande afirmam que o novo ministro "conhece muito bem as empresas e a indústria. É jovem e, acima de tudo, conta com a total confiança do presidente".

Macron também foi membro da Comissão pela Liberalização do Crescimento Econômico, criada durante a presidência de Nicolas Sarkozy (2007-2012).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.