• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Hidrelétricas » Nível de reservatórios no SE e CO cai a 31,50%, diz ONS

Agência Estado

Publicação: 25/08/2014 10:35 Atualização:

O nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, estava em 31,50% no domingo, 24, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na semana passada, o nível dos reservatórios estava em 32 60%. O ONS prevê que, ao final deste mês, os reservatórios estejam com 30,3% da capacidade de armazenamento.

Na Região Nordeste, o indicador estava em 28,38% ontem, em queda na comparação com o patamar de 29,62% registrado uma semana antes. Até o final do mês, o índice de armazenamento dos sistemas na região deverá cair a 27%, conforme projeção do ONS.

O nível dos reservatórios na região Sul também continua a cair, reflexo do período de estiagem que perdura no Brasil até o mês de outubro. Ontem, a taxa de armazenamento era de 78,36%, contra 82,15% de uma semana antes. Já na Região Norte, o índice está em 71,03%, inferior aos 76,22% do domingo anterior.

Chuvas

Em relatório com comentários referentes à semana de 23 a 29 de agosto, o ONS destacou que há previsão de chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Uruguai e Jacuí, e chuva fraca nas bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema e Tietê. A afluência no País, contudo, será menos favorável do que na semana passada, aponta o operador. A única exceção fica com o subsistema Sul, onde a previsão é de estabilidade de afluências em relação à semana anterior.

O ONS manteve em 85% da média de longo termo (MLT) a previsão de chuvas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste no decorrer do mês de agosto. As projeções para as demais regiões, entretanto, foram reduzidas.

Na região Sul, a previsão de chuvas foi reduzida de 74% da MLT para 73% da MLT. No Nordeste, a redução foi de 56% da MLT para 55% da MLT. Já na região Norte, a estimativa oscilou de 77% da MLT para 75% da MLT.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.