• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Devolução histórica » Cheques sem fundos batem recorde em julho, diz Serasa

Agência Estado

Publicação: 19/08/2014 09:35 Atualização:

O porcentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,24% em julho, o maior já registrado no mês desde o início da série histórica em 1991. Em junho, o indicador estava em 1,92%, e o avanço na margem foi de 0,32 ponto porcentual. No mesmo mês do ano passado, o indicador indicava 2,03%. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o porcentual de cheques devolvidos avançou de 2,07%, em 2013, para 2,11%, em 2014.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques revela a maior dificuldade do brasileiro em honrar com seus compromissos financeiros no começo do segundo semestre. "Estagnação da economia, juros elevados, inflação ainda em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho são alguns dos elementos que contribuem para esta elevação", dizem em nota.

No ano

Na abertura do indicador por regiões, o cenário não mudou na comparação do acumulado do ano. Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014 com 12,13% de devoluções. O Amazonas foi o Estado com o menor porcentual (1,15%). Entre as regiões, a Norte registrou a maior inadimplência, com 4,31% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a mais confiável (1,62%). A média do país ficou em 2,11%.

O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Somente é considerada a segunda devolução.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.