• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ANJ » Congresso discute jornalismo e inovação Evento vai reunir jornalistas de todo o país para discutir e propor soluções inovadoras para a comunicação

Publicação: 17/08/2014 10:00 Atualização:

Carolina Monteiro foi premiada com uma bolsa para participar do congresso. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Carolina Monteiro foi premiada com uma bolsa para participar do congresso. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Conquistar leitores, espectadores ou ouvintes em meios tradicionais como o jornal impresso, a TV e o rádio se tornou um grande desafio para as empresas de comunicação diante das já consolidadas transformações provocadas pela internet e, mais recentemente, pelas redes sociais. A informação circula com muita agilidade em outros meios e os veículos precisam se adaptar às mudanças para oferecer notícias que, além de ágeis e atualizadas, tenham a credibilidade das grandes empresas como garantia de qualidade e da prestação de serviço que se espera do bom jornalismo.
A situação atual da indústria da comunicação e as perspectivas de futuro serão debatidas durante o 10º Congresso Brasileiro de Jornais (CBJ), realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), nesta segunda e terça-feiras, em São Paulo. Com o tema Ruptura, Inovação e Avanço, o evento vai reunir jornalistas de todo o país para discutir, apresentar e propor soluções inovadoras para o negócio da comunicação.
A abertura será com Jean-Marie Dru, presidente mundial da TBWA, uma das maiores agências de publicidade do mundo, responsável por ações inovadoras e pelo conceito de disrupção, que significa o rompimento com velhas práticas para dar espaço à inovação.
Nos dois dias de congresso também estarão na pauta as ações de reposicionamento dos jornais brasileiros diante do mercado, a importância das certificações de qualidade gráfica e logística para jornais, novas perspectivas de geração de receitas com os clientes do Mercado Leitor, relações com agências e anunciantes, novos modelos de organização de redações e inovações que provocam a ruptura no modelo tradicional de negócios dos jornais.
O encerramento, na terça, será com o painel sobre o compromisso dos jornais com o novo posicionamento, com as participações de Carlos Fernando Lindenberg Neto (Presidente da ANJ), Francisco Mesquita Neto (Diretor-presidente do Grupo Estado), João Roberto Marinho (Vice-presidente das Organizações Globo), Luiz Frias (Presidente do Grupo Folha) e Nelson Sirotsky (Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS).

Premiação
A editora do portal Pernambuco.com Carolina Monteiro é uma das premiadas com uma bolsa oferecida pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) para participar do Congresso Brasileiro de Jornais. A jornalista foi uma das oito selecionadas por sua participação no curso online, massivo e aberto (ou MOOC, na sigla em inglês) sobre visualização de dados e infografia, ministrado pelo professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami.
Mais de três mil pessoas se inscreveram para o curso que, durante quatro semanas, discutiu temas referentes às formas de representação visual das notícias, uma das discussões mais atuais no campo da comunicação. A cada módulo cursado, os participantes deveriam apresentar projetos de infográficos aplicando os conhecimentos adquiridos. Os autores dos melhores trabalhos foram escolhidos para receber a bolsa, oferecida com apoio do Google. O certificado será entregue aos vencedores nesta segunda.
Além de Carolina Monteiro, também foram selecionados Marilice Amábile Pedrolo Daronco (Jornal Diário de Santa Maria/RS), Rogério Moreira Jr. (Notícias do Dia/SC), Leandro Luiz dos Santos (Gazeta do Povo/PR), Julia Rabetti Giannella (Estudante da Universidade de São Paulo), Guilherme Guazzi Rodrigues (Universidade FUMEC/MG) e Amaro Xavier Braga Junior (Universidade Federal de Alagoas).

Serviço:
10º Congresso Brasileiro de Jornais
Quando: segunda e terça-feiras
Onde: São Paulo
Programação: http://diariode.pe/iea

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.