• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Convention Bureau » Empresários ficaram satisfeitos com a Copa e querem aproveitar divulgação do país

Juliana Cavalcanti

Publicação: 16/08/2014 08:00 Atualização: 15/08/2014 21:47

Empresas credenciadas ao Recife Convention Bureau avaliaram como positivos os resultados da Copa do Mundo no Brasil. A praia de Boa Viagem, onde há grande concentração de hotéis, recebeu boa parte dos 400 mil visitantes que vieram a Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press (Empresas credenciadas ao Recife Convention Bureau avaliaram como positivos os resultados da Copa do Mundo no Brasil. A praia de Boa Viagem, onde há grande concentração de hotéis, recebeu boa parte dos 400 mil visitantes que vieram a Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Empresas credenciadas ao Recife Convention Bureau avaliaram como positivos os resultados da Copa do Mundo no Brasil. A praia de Boa Viagem, onde há grande concentração de hotéis, recebeu boa parte dos 400 mil visitantes que vieram a Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Um mês depois do término da Copa do Mundo, o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) divulga pesquisa sobre a satisfação de seus associados com os resultados do evento em Pernambuco. Sede de cinco jogos do campeonato, o evento atraiu cerca de 400 mil turistas para o estado e injetou R$ 500 milhões na economia local, segundo levantamento do governo estadual. Dos 59 empreendimentos que responderam a pesquisa dos setores de Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas, Agências de Viagem/Receptivo e Organização de Eventos, 84,8% acreditam que a Copa do Mundo foi positivo para o Brasil, enquanto 71,2% consideraram o evento importante para Pernambuco.

Para 57,9% os resultados da Copa do Mundo para o empreendimento foi positivo, enquanto 28% consideraram negativos os impactos do evento no empreendimento. Para 14%, os resultados foram indiferentes. A receita no período foi maior em 43,1% dos negócios e muito maior para 1,7%. Dos entrevistados, 44,8% falaram que a receita melhorou, enquanto 24,1% disseram que foi igual ao mesmo período do ano anterior. Para 31% o resultado foi menor.

"Os principais resultados positivos apontados pelos associados foram nos quesitos visibilidade e mobilidade. O Brasil e Pernambuco foram divulgados para novos destinos e por isso também a expectativa dos empresários com o futuro também se mostrou positiva na pesquisa", explica Maitê Uhlmann, diretora executiva do Convention Bureau.

A expectativa dos empresário reflete o perfil do visitante que veio a Pernambuco acompanhar os jogos. Do total de turistas, 39,31% foram estrangeiros, vindos especialmente dos Estados Unidos, do México, do Japão, da Costa Rica e da Alemanha.

A maioria dos empreendedores associados ao RCVB investiu em Promoção e Marketing (49,2%), Treinamento (40,7%), Modernização de Equipamentos (33,9%) e em Contratação de Pessoal (32,2%).

Para o futuro, 49,2% dos entrevistados não souberam especificar quais os impactos e responderam que “o futuro irá dizer”. Já 45,8% acreditam que a maior promoção será o grande impacto para o Brasil.

Os turistas americanos e alemães estiveram entre as principais nacionalidades estrangeiras que vieram para um dos cinco jogos da Copa do Mundo em Pernambuco. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press (Os turistas americanos e alemães estiveram entre as principais nacionalidades estrangeiras que vieram para um dos cinco jogos da Copa do Mundo em Pernambuco. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Os turistas americanos e alemães estiveram entre as principais nacionalidades estrangeiras que vieram para um dos cinco jogos da Copa do Mundo em Pernambuco. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Estratégias para o futuro

De olho nesta exposição e já planejando como aproveitar para gerar negócios, o RCVB decidiu intensificar a promoção em alguns destinos estratégicos, a exemplo da Argentina – principal emissor de turistas da América Latina para o Brasil.

"Vamos fazer uma semana de atividades em Buenos Aires entre 19 e 22 de agosto, junto com a Embaixada Brasileira, numa ação inédita de divulgação do estado e também participaremos das atividades programadas pela Empetur em alguns países estratégicos para nós", completou Uhlmann.

Na última semana, o Governo de Pernambuco anunciou uma programação de atividades em seis países (Estados Unidos, de Portugal, Itália, Alemanha, Uruguai e Argentina), também aproveitando a exposição alcançada com o grande evento do futebol.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.