• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mercado financeiro » Bolsas asiáticas sobem com menores tensões geopolíticas

Agência Estado

Publicação: 15/08/2014 08:40 Atualização:

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (15), com destaque para Hong Kong, que encerrou a sessão perto do patamar máximo dos últimos seis anos com o impulso do setor de telecomunicações. A redução das tensões geopolíticas refletiu nos mercados da região após discurso apaziguador do presidente russo, Vladimir Putin, sobre a Ucrânia e a extensão do cessar-fogo em Gaza.

O índice Hang Seng subiu 0,62%, a 24.954,94 pontos, com as ações da China Mobile (+5,3%) em forte alta após investimento do Barclays na empresa e de melhora da recomendação das ações pela Daiwa Capital. Na semana, a Bolsa de Hong Kong acumulou alta de 2,56%, apesar dos resultados fracos do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 1,8% no segundo trimestre do ano, abaixo das expectativas de alta de 2,0%.

Nesta semana, o secretário das finanças de Hong Kong, John Tsang se mostrou preocupado com o ritmo da economia devido ao enfraquecimento do consumo privado. Segundo ele, o governo deve cortar as projeções de crescimento para 2014.

Em outras bolsas chinesas, a decisão do Conselho Nacional de baixar os custos de financiamento para pequenas empresas repercutiu positivamente. O Shenzhen Composto teve ganho de 1 11%, a 1.201,18 pontos, e o Xangai Composto subiu 0,92%, para 2.226,73 pontos.

Segundo avaliação da diretora de investimentos da Fidelity Investment, Catherine Yeung, "a agenda de reformas do governo, incluindo as mudanças nas empresas estatais, é o novo estímulo para a China".

O índice Straits Times, de Cingapura, teve alta de 0,61%, a 3.314,77 pontos, e o malaio KLCI subiu 0,15%, a 1.864,31 pontos. A bolsa da Coreia do Sul não teve sessão nesta sexta-feira devido a um feriado local.

Na Oceania, a Bolsa de Sydney atingiu o nível mais alto em duas semanas pelo segundo dia consecutivo com o arrefecimento das pressões geopolíticas no mercado, após o tom conciliatório da fala de Putin e a renovação do cessar-fogo em Gaza. O índice australiano S&P/ASX 200 subiu 0,32%, a 5.566,50 pontos, reduzindo os ganhos no final da sessão, no entanto, com resultados corporativos mais fracos do que o esperado.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.