• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Participação maior » Importados devem crescer no consumo interno, diz a CNI

Agência O Globo

Publicação: 14/08/2014 11:55 Atualização: 14/08/2014 18:19

A participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional está em tendência de crescimento, segundo avaliou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Coeficiente de Penetração das Importações, que mede a participação dos produtos importados no consumo nacional, subiu para 21,8% no segundo trimestre do ano. A taxa é a maior da série histórica, que começou em 2007. Houve um crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013.

Já o Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a produção da indústria, ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do primeiro trimestre. Na indústria de transformação, o indicador ficou em 15,5% pelo terceiro trimestre consecutivo.

"As importações continuam ganhando importância no mercado interno. Mas o mercado externo não está ganhando importância para as empresas brasileiras", resumiu o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Ele destacou que esses dois indicadores, chamados de Coeficientes de Abertura Comercial ,confirmam a falta de competitividade da indústria nacional: além da dificuldade para exportar manufaturados, enfrenta a concorrência com os produtos estrangeiros no mercado doméstico.

"Quanto ao Coeficiente de Penetração de Importações, o indicador atinge 20,3% e mantém trajetória de alta", diz o estudo, feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.