• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

IBGE » Comércio varejista recua 0,7% na passagem de maio para junho

Agência Brasil

Publicação: 14/08/2014 10:22 Atualização:

As vendas no comércio varejista caíram 0,7% na passagem de maio para junho deste ano. O desempenho do varejo voltou a recuar depois de uma alta de 0,3% em maio. Em abril e março, o setor havia tido quedas de 0,3% e 0,5% respectivamente. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de vendas em junho deste ano teve alta, no entanto, na comparação com junho de 2013 (0,8%), no acumulado do ano (4,2%) e no acumulado de 12 meses (4,9%). A receita nominal teve queda na comparação com maio deste ano (-0,2%) e altas na comparação com junho de 2013 (7,4%), no acumulado do ano (10,5%) e no acumulado de 12 meses (11,4%).

Na comparação de junho com maio deste ano, sete dos oito setores do comércio varejista tiveram queda no volume de vendas, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (-5,3%), equipamento e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%) e combustíveis e lubrificantes (-2,3%). O único setor com crescimento foi o de supermercados, produtos alimentícios e bebidas (0,6%).

Quando se analisa também os setores de veículos e autopeças e de material de construção (o chamado varejo ampliado), o segmento comercial teve queda de 3,6%. O desempenho negativo deve-se aos recuos de 12,9% dos veículos, motos, partes e peças e de 3,9% dos materiais de construção.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.