• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Instituto » Diretor do IBGE faz avaliação negativa da greve e diz que prioridade é retomar pesquisas

Agência O Globo

Publicação: 13/08/2014 19:30 Atualização:

O diretor executivo do IBGE Fernando Abrantes afirmou nesta quarta feira (13) que há uma avaliação negativa como um todo da greve dos funcionários do instituto, mas que a prioridade no momento é retomar o cronograma das pesquisas.

"Não posso dizer que não foi um processo desgastante, uma greve desde o início por tempo indeterminado e com uma pauta política. Configura uma avaliação negativa como um todo, que foi reconhecida por 75% dos funcionários, que não entraram em greve", disse.

Abrantes disse não ter informações se a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do mês de julho será divulgada em sua totalidade. A data de divulgação é no dia 21 de agosto. As taxas de desemprego consolidadas dos meses de maio e junho não foram divulgados por falta de informações das regiões de Salvador e Porto Alegre.

A greve, iniciada em 26 de maio, terminou nesta terça-feira, e os trabalhadores retornaram ao trabalho nesta quarta-feira.

Pelo acordo assinado com o Assibge-SN, sindicato dos trabalhadores, serão criados dois grupos de trabalho para concluir propostas até o fim do ano, a serem apresentadas ao governo no próximo ano. Um vai cuidar de uma mudança no plano de carreira dos funcionários, para se aproximarem do ciclo de gestão, como é o caso do Ipea. O outro tratará do equilíbrio entre o número de funcionários efetivos e temporários. Hoje, o quadro efetivo é formado por cerca de mil pessoas, enquanto há 4.426 temporários.

Abrantes reafirmou que o IBGE não pretende reintegrar os funcionários temporários que não tiveram o contrato renovado após participarem da greve, mas que aguarda a decisão da Justiça.

A presidente do IBGE, Wasmalia Bivar, não participou da coletiva de imprensa por causa da antecipação de uma reunião com o governo em Brasília que já estava agendada.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.