• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ouro negro » Tendência é de baixa no preço do petróleo, diz analista

Agência Estado

Publicação: 11/08/2014 17:59 Atualização:



Não há perspectiva de alta nos preços do petróleo no mercado internacional, apesar das tensões geopolíticas que envolvem países produtores da commodity. A avaliação é do ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e professor da PUC-Rio, David Zylbersztajn, que vê tendência contrária, de arrefecimento de preços a curto e médio prazo, devido à oferta abundante do produto.

Nas últimas semanas, o mercado foi influenciado pelos ataques aéreos promovidos pelos EUA contra militantes do grupo Estado Islâmico no Iraque, pelas lutas armadas na Líbia, pelos conflitos entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, além das tensões entre Rússia e Ocidente envolvendo a crise na Ucrânia. Ainda assim, o petróleo negociado em Nova York manteve-se abaixo de US$ 100 por barril, tendo chegado na semana passada ao menor nível em seis meses.

Para Zylbersztajn, nenhum dos conflitos em andamento oferece risco ao abastecimento de petróleo. "A não ser que as lutas no Oriente Médio se tornem generalizadas - o que é pouco provável - nada indica que teremos aumento nos preços do petróleo." Segundo ele, é baixa a probabilidade de outros países se envolverem no conflito no Iraque. "O Estado Islâmico é um grupo extremista que não tem apoio de outros grupos. Não há motivos para que esse conflito se alastre."

A perspectiva para o petróleo a curto e médio prazo, afirma o ex-diretor-geral da ANP, é baixista, devido ao aumento da produção em diversas regiões do mundo, incluindo EUA, Brasil e África. Ainda que a recuperação econômica global ganhe ritmo, acrescenta Zylbersztajn, os preços não devem ser pressionados. "As economias estão se expandindo de forma cada vez mais eficiente. Isso significa que estão gastando menos energia na produção de riquezas."

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.