• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » Norueguesa Statoil sofre novo revés na exploração de gás no Ártico

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 22/07/2014 19:41 Atualização:

A companhia de petróleo norueguesa Statoil ainda não encontrou um campo de gás viável nos locais de extração localizados mais ao norte do planeta, revelou nesta terça-feira o departamento administrativo da empresa, em um novo revés para a exploração do Ártico.

O poço Atlantis, situado a 74 graus de latitude norte, contém apenas um volume não comercial de gás, segundo as primeiras estimativas, anunciou o Diretório Norueguês de Petróleo em um comunicado.

Este é o segundo revés para a Statoil na chamada área Hoop, situada no extremo norte, nas águas norueguesas do Mar de Barents. Em junho, o grupo anunciou que o poço Apollo, o mais ao norte já perfurado na Noruega, estava seco.

O degelo tem atraído empresas de energia para a região, que o Serviço Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês) estimou em 2008 que ocultasse 22% das reservas mundiais de combustíveis fósseis ainda não descobertas.

Mas a exploração tem enfrentado a feroz oposição de grupos ambientalistas, como o Greenpeace. Os ativistas desse grupo embarcaram em navios em uma tentativa de impedir atividades de perfuração perto de áreas naturais sensíveis.

A exploração também é complicada devido ao clima extremo e à grande distância da terra, tornando a região a menos atraente em uma época em que grandes depósitos de combustíveis não convencionais estão disponíveis.

"É uma região que permanece amplamente inexplorada. A Statoil está lá há muito tempo", declarou à AFP o porta-voz da Statoil, Knut Rostad.

"Nós ainda consideramos o Mar de Barents uma região muito interessante", acrescentou.

A Statoil está prestes a começar as perfurações no poço de Mercury, seu terceiro e último na área de Hoop, a 20 km do local onde petróleo foi detectado no ano passado.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.