• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » Reservatórios das usinas hidrelétricas continuam em queda

Agência O Globo

Publicação: 16/07/2014 17:00 Atualização:

A boa notícia é que não houve problemas no fornecimento de energia durante a Copa do Mundo no Brasil. A má notícia é que os reservatórios das principais usinas hidrelétricas continuam caindo silenciosamente a cada dia que passa. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no último dia 15, os reservatórios das usinas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste estavam em 35,22%, contra 35,35% no dia anterior e 36,3% no dia 1º do mês. Esse é o menor nível neste ano, só superado com a média registrada em fevereiro quando foi de 34,61%. Vale lembrar que o país está no chamado período seco e que o período de chuvas, quando se espera o aumento do nível dos reservatórios acontece a partir de novembro próximo.

Na Região Sudeste, responsável por 35,22% do sistema de geração do país, a usina com o reservatório mais baixo é a de São Simão, no Rio Paranaíba - na divisa dos Estados Minas Gerais e Goiás - com apenas 11,61% de água armazenada.

Na Região Nordeste a situação não é melhor. O nível dos reservatórios está com 34,46% de sua capacidade, conta 34,62% no dia anterior e 36,4$ registrados do dia 1. É o menor nível desde dezembro, quando foi 33,81%. E na Região Nordeste, responsável por 34,46% da geração total, a usina de Três Marias, no Rio São Francisco, no Norte de Minas mas que faz parte do sistema nordeste, está com apenas 10,66% de capacidade em seu reservatório. Na Região Sul a situação é tranquila com os reservatórios com 95,93% de capacidade, enquanto que na Região Norte o nível dos reservatórios está em 89,54%.

As autoridades governamentais não falam mais na questão, e sempre tem garantido que será possível chegar ao período de chuvas em novembro com os reservatórios do Sudeste com níveis por volta de 18,5%, enquanto que especialistas argumentam que esse nível é muito baixo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.