• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pessimismo » Projeção para o PIB deste ano cai mais e se aproxima de 1%

Agência O Globo

Publicação: 14/07/2014 15:54 Atualização:

A perspectiva para inflação neste ano voltou a piorar para economistas de instituições financeiras, ficando ainda mais perto do teto da meta do governo, enquanto o cenário para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 manteve a trajetória descendente e se aproximou mais de 1%: a previsão é de expansão de 1,05% neste ano, frente a 1,07% anteriormente, sétima semana seguida de deterioração do cenário.

Após três semanas de estabilidade, os agentes econômicos elevaram a projeção para o IPCA em 2014 a 6,48%, contra 6,46% anteriormente, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central nesta segunda-feira. A meta do governo é de 4,5% com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. Em junho, a inflação oficial do Brasil desacelerou a 0,40% na base mensal, mas em 12 meses chegou a 6,52%.

Nesse patamar, entretanto, o BC ainda não teria de fazer explicações por meio de carta aberta porque adota a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para eventualmente arredondar a segunda casa após a vírgula. Para 2015, a projeção no Focus para o IPCA foi mantida em 6,10%. Para os próximos 12 meses, entretanto, sofreu elevação de 0,03 ponto percentual, a 5,92%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.