• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Oriente Médio » Curdos tomam duas refinarias no norte do Iraque

Agência Estado

Publicação: 11/07/2014 14:05 Atualização:

O Ministério do Petróleo do Iraque informou nesta sexta-feira (11) que forças curdas tomaram controle de duas refinarias próximas à cidade de Kirkuk, em um movimento que pode piorar as já fragilizadas relações entre o governo regional do Curdistão e Bagdá.

Segundo comunicado publicado no site do Ministério, o grupo armado curdo Peshmerga tomou as refinarias de Bai Hassan e Kirkuk com apoio de civis, expulsando funcionários da North Oil Company, controlada pelo governo iraquiano.

"O Ministério alerta o Curdistão sobre a seriedade desse comportamento irresponsável", informa o comunicado, acrescentando que podem haver "sérias consequências" se as forças não deixarem as refinarias.

Apesar de controlarem a região de Kirkuk, rica em petróleo, as forças curdas não tinham domínio sobre esses polos de produção.

O Curdistão iraquiano tem aproveitado a instabilidade do governo central, que luta contra os insurgentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) no norte e no oeste do país, para aumentar as exportações de petróleo nos últimos dois meses.

A produção do Curdistão mais do que duplicou em junho, para 360 mil barris por dia, após a inauguração no fim de maio de um oleoduto que liga a região à Turquia, segundo a Agência Internacional de Energia. O ministro dos Recursos Naturais do Curdistão, Ashti Hawrami, afirmou que a expectativa é de atingir 400 mil barris por dia até o fim do ano.

O governo central se opõe às exportações independentes de petróleo pela região semiautônoma do Curdistão iraquiano e tem ameaçado ações legais contra todos os envolvidos na venda ou compra do óleo. Até agora, apenas um dos quatro carregamentos de petróleo da região vendidos foi entregue.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.