• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fiscalização » Vigilância Sanitária suspende atividades de padaria na Linha do Tiro

Agência Estado

Publicação: 08/07/2014 13:55 Atualização:

Depois dos supermercados, é a vez das padarias do Recife receberem a visita das equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária do Recife (Visa). Na manhã desta terça-feira (8), o órgão informou que interditou, na tarde de ontem (7), a a Padaria Deus é Fiel, localizada na Linha do Tiro. Segundo a Visa, as condições precárias de higiene do estabelecimento foram o principal motivo da interdição.

De acordo com a Visa, os inspetores foram ao local depois de receber uma denúncia anônima de um consumidor. Durante a inspeção, foram inutilizados 20 quilos de manteiga impróprios para o consumo. Iara Marinho, gerente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário 2, disse que esta foi a segunda vez que os inspetores foram a Padaria Deus é Fiel.

“Fomos lá, constatamos as irregularidades e estipulamos um prazo de 24 horas para que eles corrigissem os erros. Porém, quando voltamos, nada havia mudado”, explicou Iara. “Encontramos muito entulho, paredes mofadas, fiação elétrica exposta, equipamentos enferrujados e muita sujeira”, disse. Ela destacou que a panificadora vai ficar fechada até cumprir as irregularidades e pagar uma multa que pode variar de R$ 40 a R$ 400 mil pelas irregularidades sanitárias e estruturais. A gerência da padaria não se pronunciou sobre a interdição.  

Reunião

Na semana passada, a Vigilância Sanitária, junto com o Ministério Público de PE e Procon-PE, já havia alertado os donos de panificadoras, durante uma reunião com o Sindicato da Indústria da Panificação (Sindipão), sobre as fiscalizações. No encontro, a Visa disponibilizou um checklist com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas pelas padarias.

A lista inclui o monitoramento da qualidade da água, as condições higiênico-sanitárias do ambiente e também as quais são submetidos os funcionários. Na ocasião, a chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo, lembrou ainda da Lei 16.039/95, que dispõe sobre as condições de funcionamento das atividades ligadas ao setor da panificação.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.