• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Confiança » Holland: inflação deve ficar dentro da meta em 2014

Agência Estado

Publicação: 08/07/2014 13:43 Atualização:

Apesar de a inflação ter batido em junho o teto da meta oficial do governo em 12 meses, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, manifestou confiança de que não haverá em 2014 um estouro da meta. "Acreditamos que o IPCA vai ficar dentro da meta", disse Holland ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Escalado pelo governo para comentar o resultado do IPCA de junho, que levou o IPCA em 12 meses a 6,52%, acima do teto da meta estipulada pelo governo de 6,5%, ele considerou como muito importante a desaceleração da inflação mensal por três meses consecutivos e previu estabilidade para o índice nos próximos meses.

"Temos a inflação este ano mantendo-se estável nos próximos meses em níveis bem confortáveis, dando estabilidade de preços para a economia e a inflação atingindo a meta anunciada", afirmou.

Questionado se uma nova surpresa de pressão de alta nas tarifas de energia não poderá atrapalhar os planos do governo, o secretário respondeu: "Temos componentes variados da inflação este ano cedendo, como produtos agrícolas, industriais", afirmou. Segundo ele, o governo acredita muito na estabilidade dos preços de bens duráveis e semiduráveis, o que vai garantir a melhora da confiança do consumidor na aquisição desses produtos nos próximos meses.

"Há acomodação de alguns itens e pode ter alteração de outros grupos. Se olharmos os preços monitorados, eles já tiveram um comportamento de correção do final do ano passado para cá de quase 4% acumulado",destacou. Ele disse que não vê preocupação com uma alta de preços monitorados, porque há outros grupos de preços se acomodando. "Independentemente desse grupo (energia), porque a gente não sabe ainda, temos outros grupos se acomodando e se ajustando", afirmou.

Para 2015, Holland afirmou que a expectativa do governo é de uma inflação menor do que a de 2014. "Essa é a expectativa nossa e vamos trabalhar nessa direção", afirmou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.