• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Otimismo » Sentimento sobre economia do Japão melhora em junho

Agência Estado

Publicação: 08/07/2014 08:47 Atualização:

O índice de sentimento atual da economia do Japão melhorou em junho pelo segundo mês consecutivo, mas o índice que mede as expectativas registrou a primeira queda em três meses.

Segundo números divulgados pelo gabinete do Governo nesta terça-feira (8), o índice de sentimento atual subiu para 47,7 em junho, de 45,1 em maio. Mesmo assim, esse ainda é um patamar muito abaixo de março, quando foi registrado um recorde de 57,9, quando foi observada uma forte alta na demanda antes do aumento de imposto de abril.

Os números fazem parte da pesquisa de observadores econômicos. A pesquisa foi conduzida entre os dias 25 e 30 de junho. Já o índice que analisa as condições da economia para um cenário de dois a três meses recuou para 53,3 em junho, de 53,8 em maio.

Mesmo assim, o governo manteve a avaliação sobre a economia e adotou um tom um pouco mais otimista. Dessa vez, o gabinete afirmou que a "gradual tendência de recuperação continuou, enquanto a retração na demanda após o aumento do imposto sobre consumo aliviou". No mês passado, o texto dizia que "a tendência de recuperação gradual continuou, mas algum enfraquecimento foi visto à luz de um recuo na demanda após a alta no imposto sobre vendas. A economia deve se recuperar gradualmente".

Os números sugerem que os efeitos do aumento de imposto estão perdendo força e refletem as expectativas pelos bônus de verão, que costumam ser pagos entre junho e agosto. Ao mesmo tempo, a pesquisa sugere alguma incerteza das famílias pela expectativa de contração no Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre.

A pesquisa é feita com trabalhadores de áreas mais sensíveis às condições econômicas - motoristas de táxi e caminhão, funcionários de vendas em lojas de departamento e donos de restaurantes e lojas -, e eles são questionados se as condições econômicas melhoraram ou pioraram na comparação com três meses antes.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.