• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tecnologia » Venda de tablets vai superar as de PCs em 2015, diz estudo

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 07/07/2014 18:31 Atualização:

As vendas globais de tablets vão superar as de computadores pessoais (PC) em 2015, em mais um sinal da transformação do panorama tecnológico mundial, indica um estudo divulgado nesta segunda-feira.

O relatório da empresa especializada Gartner afirma que uma mudança pode ser verificada, apesar do desaquecimento do mercado de tablets em 2014 e de alguma estabilidade nas vendas de PC, devido a atualizações de dispositivos ultrapassados.

A empresa de pesquisa afirmou que as vendas de PC devem chegar neste ano a 308 milhões de unidades, com um crescimento no segmento chamado "ultra-móvel" -laptops de última geração- que compensa a queda nas compras dos tradicionais computadores de mesa (desktops).

Em 2014, as vendas de PC vão superar as de tablets, em valores  previstos de 256 milhões de unidades. Mas em 2015, as vendas de tablets chegarão a 320 milhões de unidades contra 316 milhões de PC.

De acordo com o informe, as vendas totais de dispositivos eletrônicos como PC, tablets e telefones móveis chegaram aos 2,4 bilhões de unidades neste ano.

Os analistas da Gartner afirmam que o crescimento do mercado de tablets está desacelerando, a 23,9% neste ano, cerca da metade do ritmo de 2013.

O mercado de PC, por outro lado, se mantém em relativa estabilidade, com um recuo previsto de 2,9% após uma queda de 9,5% no ano passado.

O analista de Gartner Ranjit Atwal disse que as melhorias e as substituições de dispositivos usados estão ajudando as vendas de PC.

"Este ano, esperamos quase 60 milhões de substituições de PC profissionais", afirmou.

Também está previsto que as vendas de celulares alcancem 1,9 bilhão de unidades em 2014, um aumento de 3,1%, das quais os smartphones representam dois terços.

Considerando todos os dispositivos, espera-se que os que funcionam com o Android do Google representem cerca da metade das vendas totais de unidades, aproximadamente 1,160 bilhão de unidades, disse a Gartner.

Os dispositivos Windows representarão 333 milhões de unidades, enquanto os dispositivos iOS e MacOS da Apple totalizarão 271 milhões, segundo o informe.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.