• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Europa » Inflação desacelera na Turquia em junho

Agência Estado

Publicação: 03/07/2014 08:50 Atualização:

A taxa de inflação anual da Turquia perdeu força em junho na comparação com maio, mas ainda assim superou as expectativas do mercado por causa dos elevados preços no setor de alimentos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 9,16% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto sete economistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam uma alta de 8,7%. Em maio, o índice havia alcançado o maior nível em dois anos, com alta de 9,66%. Na comparação mensal, o CPI avançou 0,31%, contrariando a expectativa de queda de 0,05%.

O índice de preços ao produtor doméstico (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,06% na comparação mensal e 9,75% na comparação anual.

O presidente do banco central, Erdem Basci, elevou em abril a projeção inflacionária do banco para o fim de 2014 para 7,6%, de 6,6%, citando como motivo preços mais elevados dos alimentos. Basci tem repetido que a inflação alcançaria o pico em maio e então começaria a desacelerar em junho.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.