• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Recife » Vigilância Sanitária vai fiscalizar padarias a partir de agosto

Juliana Cavalcanti

Publicação: 02/07/2014 20:32 Atualização:

A Vigilância Sanitária vai realizar trabalho de fiscalização direcionado às padarias do Recife a partir do mês de agosto e por isso iniciou nesta quarta-feira um processo de reuniões educativas com os proprietários dos estabelecimentos. Dos cerca de 150 associados, 50 participaram do encontro e pediram que a Vigilância Sanitária promova outra reunião com os responsáveis técnicos das padarias.

Na tarde hoje foi entregue aos que compareceram uma lista de checagem, com exigências que as padarias devem cumprir de acordo com a legislação, para que as empresas possam fazer uma autoavaliação e se adequarem ao que não estiver sendo cumprido.

"Devemos começar as fiscalizações até o mês de agosto, primeiramente baseados nas denúncias de consumidores", ressaltou Geise Belo, chefe do setor de Controle de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária. O trabalho de orientação direta e acompanhamento das padarias, segundo Belo, vem sendo feito de forma continua desde 2005.

"Há três motivos que podem motivar a visita da Vigilância Sanitária: denúncias de consumidores, licenciamento sanitário e busca ativa – quando os fiscais conhecem a área de verificam que há estabelecimentos novos e que não passaram pelas vistorias", complementa Geise Belo.

Entre as preocupações do órgão regulador e de fiscalização está a ampliação das atividades dos estabelecimentos, que atualmente funcionam como mercadinhos e também como restaurantes – oferecendo café da manhã, almoço e jantar, prática que aumenta o risco sanitário.

Até o dia 1º de julho, as Vigilâncias Sanitárias do Recife, de Olinda, do Cabo de Santo Agostinho e de Camaragibe fizeram 39 operações em supermercados. Ao todo, foram 28 interdições totais, sete interdições parciais e quatro notificações/autuações. As operações são realizadas em conjunto com o Ministério Público e com o Procon.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.