• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Endividamento » Inadimplência das empresas sobe 5,3% em maio, diz Serasa

Agência Estado

Publicação: 27/06/2014 10:03 Atualização:

A inadimplência das empresas subiu 5,3% em maio na comparação com abril, segundo a Serasa Experian. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 10,5%. Também é verificada elevação, de 7,0%, no acumulado do ano, na comparação com igual período de 2013.

Em nota, economistas da Serasa Experian apontam que entre os motivos do aumento da inadimplência em 2014 estão o enfraquecimento do ritmo da atividade econômica - que diminui a geração de caixa das empresas -, a elevação dos salários acima da produtividade na maioria dos setores econômicos e as consecutivas altas das taxas de juros para controlar a inflação, o que aumenta o custo do capital de giro.

A alta no indicador de inadimplência das empresas em maio foi puxada pelo aumento das dívidas com bancos (2,8%) e também pelas dívidas não bancárias (1,7%), junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços. Já os títulos protestados apresentaram aumento de 12,5% e os cheques sem fundos tiveram alta de 6,1%.

Valor médio

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 15,1% no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, ante igual período de 2013, movimento também registrado nas dívidas com bancos (queda de 3 7%). Já o valor médio dos títulos protestados subiu 8,9% e o das dívidas não bancárias registrou alta de 7,0%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.