• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Crítica » Aliança Bolivariana: decisão de corte americana contra Argentina é 'ataque à soberania'

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 25/06/2014 18:18 Atualização:

Os países da Aliança Bolivariana para os Povos das Américas (Alba) condenaram nesta quarta-feira como um "ataque à soberania" da Argentina a decisão da justiça americana que favoreceu os fundos especulativos para os quais o país deve 1,33 bilhão de dólares.

O bloco manifesta "seu apoio ao governo da Argentina ao rejeitar o ataque à soberania dessa nação sul-americana depois de conhecer a decisão da Corte dos Estados Unidos em relação aos chamados fundos abutres", informou um comunicado da Alba emitido em Caracas.

Na semana passada, a Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou a decisão que obriga a Argentina a pagar 1,33 bilhão de dólares a investidores com títulos em default, chamados no país de "abutres", porque compraram a dívida com o pagamento já suspenso e recorreram à justiça para cobrar 100% do valor nominal, mais os juros.

Para a Alba, (integrada por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e um grupo de ilhas do Caribe), esses fundos especulativos "são um perigo latente e real para todos os países do mundo", pois representam um ataque às economias nacionais, bloqueiam as negociações e impedem que os países possam proteger seus direitos conforme a sua legislação, argumentaram.

Após tomarem conhecimento da  decisão judicial nos EUA, os governos de Bolívia, Equador e Uruguai manifestaram apoio à Argentina, assim como outros blocos regionais, como o Mercosul e a Unasul.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.