• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Crescimento » Japão apresenta novo pacote de reformas econômicas

Agência Estado

Publicação: 24/06/2014 10:57 Atualização:

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, apresentou formalmente um pacote de reformas econômicas nesta terça-feira que visa revitalizar o poder aquisitivo das empresas e impulsionar mudanças estruturais com o objetivo de levar o país de volta ao caminho do crescimento.

O pacote exige um corte na taxa de imposto sobre empresas e uma flexibilização em regulamentos de vários setores da economia, que abrangem desde regras trabalhistas até agricultura e saúde. Abe também enfatizou que o plano aborda os problemas decorrentes de uma nação marcada pela queda no número de pessoas em idade de trabalho. Além disso, as reformas visam incentivar as mulheres a entrarem no mercado de trabalho e estimulam a chegada de mais trabalhadores estrangeiros.

Entre os pilares do pacote está um plano para reduzir a taxa de imposto sobre empresas do país, que está atualmente em 35,64%, para menos de 30% ao longo dos próximos anos. O pacote também inclui reformas que permitem uma legislação trabalhista mais flexível, mudanças no setor de saúde que devem dar aos pacientes mais opções de tratamento e alterações em cooperativas agrícolas do Japão com a esperança de tornar a indústria agrícola mais produtiva.

Alguns economistas e analistas saudaram o novo plano, uma vez que ele obriga as empresas a aderirem a um código de governança corporativa e a recompensarem melhor os acionistas, o que pode ajudar a impulsionar o baixo retorno sobre patrimônio (ROE, a sigla em inglês) do Japão, uma fonte antiga de frustração para os investidores estrangeiros em ações japonesas.

O plano de Abe pede que empresas japonesas elevem o ROE ao nível observado em outros países através de um código de governança corporativa da Bolsa de Valores de Tóquio. As empresas listadas que não seguem o código deverão justificar suas decisões.

"A estratégia de crescimento revisada coloca forte ênfase no impulso do poder aquisitivo do Japão - algo que não esperávamos muito", disse Naoki Kamiyama, um estrategista de ações do Bank of America Merrill Lynch. "Se implementado, isso irá aumentar o valor das empresas, e as companhias deverão gastar mais em investimentos em vez de manter seu dinheiro parado".

Abe também está comprometido com uma participação maior de mulheres na força de trabalho do país e com a ampliação da representação feminina no nível executivo. Além de planos para aumentar o número de centros de cuidados infantis anunciado anteriormente, o pacote menciona revisões fiscais para levar mais mulheres para o trabalho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.