• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Índice » Zona do euro: PMI composto cai para 52,8 em junho

Agência Estado

Publicação: 23/06/2014 10:41 Atualização:

O índice dos gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro decepcionou e caiu para 52,8 em junho, de 53,5 em maio, segundo números preliminares divulgados pela Markit. Economistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam uma ligeira queda para 53,3.

Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade econômica na comparação com o mês anterior, mas esse é o pior nível do índice no ano. O número composto inclui dados do setor manufatureiro e do setor de serviços.

Na indústria, o PMI perdeu força para 51,9 em junho, de 52,2 em maio e abaixo das projeções de 52,1. Da mesma forma, no setor de serviços o PMI recuou para 52,8, contrariando a expectativa dos economistas pela manutenção da leitura de 53,2 de maio.

Chris Williamson, economista-chefe da Markit, alertou que há a preocupação de que um segundo trimestre consecutivo de desaceleração no PMI pode sinalizar que a recuperação da zona do euro está perdendo momentum. No entanto, ele declarou esperar que os estímulos do Banco Central Europeu (BCE) irão reanimar o crescimento, com sinais animadores nessa pesquisa de junho, como o maior aumento no fluxo de novos negócios em três anos em junho.

A maior preocupação é novamente a tendência divergente na zona do euro, escreveu Williamson, destacando um momento negativo para a França e um crescimento ainda forte na Alemanha, embora mais fraco. "É o resto da região, fora da França e da Alemanha, que, como um todo, está vendo o momentum mais forte de crescimento", afirmou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.