• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Demanda menor » Consumidor procurou menos crédito em maio, diz Boa Vista

Agência Estado

Publicação: 17/06/2014 11:32 Atualização:

A demanda dos consumidores por crédito recuou 1,1% em maio ante abril, segundo dados dessazonalizados divulgados nesta terça-feira (17) pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na comparação com maio do ano passado a retração foi mais expressiva, de 2,6%, enquanto no acumulado de 12 meses a queda é de 0,9%. Segundo a empresa, "a tendência de queda do indicador foi intensificada, tanto na análise do resultado acumulado no ano quanto na análise dos valores acumulados em 12 meses".

A Boa Vista aponta que a desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. "Além da maior cautela do consumidor, pelo lado da oferta a política monetária restritiva enfrentada nos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor", dizem os economistas da instituição. O ritmo de queda apresentado na avaliação de longo prazo também é explicada por negativas da parte de empresas que concedem empréstimos, o que, segundo a Boa Vista, tende a desestimular uma segunda tentativa dos consumidores que buscam crédito no curto prazo.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação de maio ante abril, a demanda do consumidor por crédito caiu 3,1% nas instituições financeiras e avançou 0,3% nas não financeiras. Já em relação a maio do ano passado, houve queda de 5,5% nas instituições financeiras e retração de 0,5% nas não financeiras.

O indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF realizadas por empresas à base de dados da Boa Vista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.