• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fraude com cartão de crédito prejudica três em cada 10 brasileiros Clonagens aumentam muito durante a Copa do Mundo

Correio Braziliense

Publicação: 15/06/2014 14:54 Atualização: 15/06/2014 14:57

Que o cartão de crédito traz facilidades, quando bem usado, não há dúvidas. Mas é preciso ficar esperto para que esse importante instrumento de compras não se transforme em uma grande dor de cabeça. Apesar da garantia dos bancos e das administradoras de que estão fazendo grandes investimentos em sistemas de segurança, as fraudes e clonagens de cartões não param de crescer no Brasil — três em cada 10 brasileiros já foram vítimas de algum desses crimes.

A preocupação deve ser maior em período de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olímpíadas. É exatamente nesses momentos, quando as atenções estão voltadas para as disputas e os festejos, que as ciberquadrilhas agem com mais vigor. Em 2010, por exemplo, ano do Mundial na África do Sul, os prejuízos causados por esse tipo de crime cresceram 53% com cartões de crédito emitidos naquele país e 70% com cartões oriundos de outros países.

Uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide, que produz sistemas de prevenção a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro, mostra que 33% dos consumidores brasileiros foram vítimas de irregularidades em cartões de crédito, débito e pré-pagos nos últimos cinco anos. O índice coloca o Brasil na sétima posição no ranking feito pela empresa, que lista 17 países. Considerando-se apenas os cartões de crédito, o Brasil sobe para a quinta posição (30% dos consumidores disseram terem sido vítimas de bandidos).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.