• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Certificado » Vigilância Sanitária aplica selo de classificação de restaurantes para a Copa

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 13/06/2014 11:27 Atualização: 13/06/2014 11:32

Programa de certificação entregou selos de qualidade em mais de 150 restaurantes do Grande Recife  (Irandi Souza/PCR)
Programa de certificação entregou selos de qualidade em mais de 150 restaurantes do Grande Recife
Uma equipe de 30 inspetores da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, ligada à Secretaria de Saúde do Recife, iniciou ontem (12) a aplicação dos selos de qualidade dos serviços de alimentação que participaram do projeto piloto de Categorização dos Restaurantes, para a Copa do Mundo. A entrega dos selos acaba nesta sexta-feira (13) e será realizada em 61 estabelecimentos alimentícios localizados na rota turística, nos bairros do Recife, Santo Amaro, Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem, incluindo os situados das praças de alimentação dos shoppings Paço Alfândega, Tacaruna, Recife e Rio Mar.

No Recife, segundo a Visa, dos 155 pontos comerciais categorizados, somente 14% (22 lojas) foram classificados como “tipo A”. Outros 39.8% (61 lojas) receberam avaliação “tipo B”, enquanto a parcela de lojas “tipo C” atingiu a marca de 29,5% (46 estabelecimentos). Os pendentes somaram 16,7% (26 lojas). O trabalho é resultado final de um projeto piloto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para monitorar a qualidade e as condições sanitárias dos serviços.

De acordo com a chefe do setor de Controle de Alimentos e Produtos da Visa Recife, Geise Belo, o projeto foi importante para a criação de um perfil sanitário dos estabelecimentos. “É a primeira vez que fazemos esse trabalho de classificação e, ao longo do projeto, vimos um grande empenho dos restaurantes em melhorar para obter uma categoria melhor”, disse.

Do total de estabelecimentos participantes do projeto, segundo Geise, foram observadas melhorias em 105. “É ótimo ver as mudanças, mas mesmo assim percebemos que ainda não há uma consciência sanitária. É algo que precisa ser trabalhado no setor”, destacou. Foram reprovados, segundo a Visa, restaurantes como Cordel, Vila Vecchia, Casa D’Itália e Gelattos.

O proprietário do restaurante Paço Real, Carlos Melo, considerou a medida muito positiva. “A classificação ‘A’ só valoriza ainda mais o nosso trabalho e é fundamental porque mostra ao consumidor como o nosso trabalho está bem avaliado. É importante dizer que o consumidor não deixe de ir aos restaurantes com classificação ‘B’ ou ‘C’”, disse.

Avaliação


Para avaliar os serviços de alimentação no Recife foram utilizados critérios como estrutura, higienização, controle de vetores e pragas urbanas, manipuladores, matéria-prima, ingredientes e embalagens, preparação do alimento, armazenamento, transporte e exposição do alimento preparado, responsabilidade, documentação e registro.

Dentre os itens eliminatórios, de acordo com a Visa, estão o uso exclusivo de água potável para a manipulação de alimentos, as instalações abastecidas de água corrente e as conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Os estabelecimentos que não apresentaram as qualidades sanitárias necessárias não receberão notas e podem sofrer punições, que vai de uma notificação até uma interdição.

A categorização tem como objetivo melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e da responsabilidade do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pela Vigilância Sanitária. O projeto foi aplicado em 11 cidades-sede da Copa, com exceção de Salvador, com base em experiências bem sucedidas de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres.

Em todo o Brasil, 2.075 estabelecimentos foram avaliados e 1876 foram classificados, dos quais 179 localizados nos aeroportos. Destes, 38% receberam nota ‘A’. Em Pernambuco, a categorização foi realizada nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.