• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Calmaria » BCE descarta risco de deflação na zona do euro

Agência Estado

Publicação: 12/06/2014 08:52 Atualização:

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que não há risco atual de deflação na zona do euro, mas fez um alerta contra um período "muito prolongado" de baixa inflação, o que em certas ocasiões pode demandar uma resposta adicional de política monetária.

Em um suplemento ao boletim mensal regular, publicado em Frankfurt, o BCE disse que a deflação, definida como um amplo e duradouro declínio dos preços, não é uma ameaça imediata à recuperação da região. "Não há evidência da emergência de um declínio sustentável e generalizado dos preços, e as expectativas de médio e longo prazo permanecem bem ancoradas", afirmou o BCE.

O boletim reforçou que taxas negativas na variação dos preços em países individuais não são evidência de deflação na zona do euro. Para a autoridade monetária, isso é normal em uma união monetária.

O texto também lembrou que as projeções divulgadas recentemente pelo BCE estimam uma lenta mas gradual aceleração da inflação harmonizada em 2015 e 2016, embora a um ritmo ligeiramente menor do que o previsto em março. "Enquanto reformas estruturais podem inicialmente levar a pressões negativas nas taxas de inflação, também refletindo melhoras no lado da oferta da economia, pode-se esperar que a inflação vá acelerar ao longo do tempo à medida que a demanda agregada gradualmente se recupera."

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.