• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Economia » PIB de Pernambuco cresce acima do Brasil

Rosa Falcão

Publicação: 11/06/2014 14:32 Atualização: 11/06/2014 15:09

Resultado foi influenciado especialmente pela boa performance da indústria de transformação. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press
Resultado foi influenciado especialmente pela boa performance da indústria de transformação. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press
A economia de Pernambuco cresceu mais do que a do Brasil no primeiro trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre de 2013. O Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano aumentou 5,3% frente a 1,9% do país no mesmo período.

A preços de mercado,o PIB estadual totalizou R$ 31,8 bilhões nos três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (11) pela Agência Condepe/Fidem.

Entre os setores de atividades mensurados, a agropecuária apresentou o maior crescimento (45,5%) no PIB estadual, puxada pela recuperação das lavouras temporárias pós-seca. A indústria aumentou 5% e o setor de serviços, 4,1%.

O maior destaque do trimestre é a indústria, influenciada principalmente pela boa performance da indústria de transformação. Produtos alimentícios, outros equipamentos e transportes puxaram o crescimento do setor.

Segundo o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, os dados demonstram o impacto de produção das novas unidades industriais (estaleiro e petroquímica) na economia de Pernambuco.

Em relação ao setor de serviços, as atividades do comércio com crescimento de 6% e serviços de transportes com 6,1% alavancaram o setor terciário no primeiro trimestre de 2014. São atividades terciárias influenciadas pelo turismo.

O setor de serviços corresponde a 73% do PIB estadual, enquanto a indústria representa 22% e a agropecuária fica com 5%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.