• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Moeda estrangeira » Banco Central divulga nova versão do Câmbio Legal

Agência Estado

Publicação: 11/06/2014 11:29 Atualização:

O Banco Central lançou, nesta quarta-feira (11) a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que indica pontos de compra e venda de moeda estrangeira. A ferramenta indica os locais para o câmbio de moedas. A segunda versão traz uma novidade, que é a possibilidade de o usuário conseguir ver as últimas cotações nas casas de câmbio e o Valor Efetivo Total (VET) de cada uma delas. "Foi uma forma que o BC viu para que o usuário tenha como comparar, incluindo as tarifas adicionais", explicou Augusto Ornelas Filho, do departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central.

O VET considera a taxa de câmbio, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as tarifas eventualmente cobradas numa operação de câmbio. Assim, fornece ao cliente condições de comparar os preços disponíveis no mercado para compra e venda de moeda estrangeira.

O Banco Central aposta que o maior interesse do cidadão será na comparação de VET entre as instituições. "Hoje quem quer fazer operações de câmbio tem de ligar para várias instituições", disse Ornelas. O aplicativo conta com 13 mil instituições cadastradas e mais de 10 mil caixas conhecidos como "ATM", que permitem o saque em moeda local. "O aplicativo trabalha com informações enviadas pelas instituições, que atualizam os números durante todo o dia. A responsabilidade é delas", afirmou Ornelas. O programa permite que o usuário consulte as taxas - baseadas em informações do mês anterior - em instituições próximas ao local em que ele está.

Questionado sobre se a informação baseada em dados do mês anterior poderia confundir os usuários, Ornelas reconheceu que seria interessante a possibilidade de os dados estarem disponíveis em tempo real. "Sem dúvida seria uma alternativa interessante para o futuro, mas não temos ainda elementos para saber se será viável ou não", afirmou. "Faz parte da discussão, mas não vejo isso no curto prazo". Segundo ele, a consulta ao VET não dá a garantia da taxa que o usuário encontrará na casa de câmbio, mas fornece referência para comparação.

Outras novidades da segunda versão do aplicativo são a conversão de moedas e uma consulta ao histórico de taxas de câmbio, inclusive com gráficos. Antes, essas possibilidades só estavam disponíveis no site do Banco Central. Além disso, há um guia de câmbio com informações gerais sobre esse tipo de operação. O aplicativo, que já está disponível na Apple Store e no Google Play Store, pode ser usado em português, inglês e espanhol.

Perguntado sobre se o lançamento de aplicativos que auxiliam turistas estrangeiros a identificar as notas brasileiras e a encontrar locais para troca segura de moedas foi lançado a tempo dado que já há turistas no País para a Copa do Mundo, o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho, afirmou que "estamos no tempo, começa amanhã (a Copa)". Os aplicativos "Dinheiro Brasileiro" e a segunda versão do "Câmbio Legal" foram divulgados na manhã de hoje, a um dia da abertura da Copa do Mundo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.